A Redação
Goiânia - As aulas do Câmpus Cidade Ocidental da Universidade Federal de Goiás (UFG) tiveram início nesta segunda-feira (11/8), no Dia do Estudante. Para celebrar a volta as aulas, a Universidade preparou uma programação especial. Confira a programação pelo link.
As atividades da manhã vão ser realizadas na Câmara Municipal de Cidade Ocidental, a partir das 9 horas. Em um primeiro momento, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, vai receber o título de cidadã ocidentalense, em uma Sessão Especial da Câmara Municipal de Cidade Ocidental.
Na sequência, será ministrada a Aula Magna pelo escritor, pesquisador e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE), Paulo de Martino Jannuzzi. Januzzi também é diretor do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (Ciap), uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (Cepasp/UFG), com o Ence/IBGE e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (Nepp/Unicamp).
No período da tarde, estudantes, familiares e visitantes poderão visitar o atual prédio da UFG no centro da cidade, conferir informações e tirar dúvidas sobre os cursos oferecidos no Câmpus Cidade Ocidental (Administração Pública, Ciências da Segurança, Engenharia da Segurança Cibernética, Engenharia de Software, Gestão de Saúde Digital e Inteligência Artificial Aplicada à Gestão Pública), diretamente com coordenadores de curso, professores e técnicos administrativos em educação (UFG) da UFG.
Além de saber sobre os cursos, os visitantes poderão ver a exposição fotográfica da professora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, Rosa Berardo. Intitulada “Mitos e cotidiano” , a mostra traz uma coleção de fotografias documentais e etnográficas do período 1985 a 2021, no Parque Nacional do Xingu. No local vivem diversas etnias indígenas.
No final da tarde haverá um outro momento cultural com um show da Banda Forró Pequi. À noite, às 19 horas, será realizada a aula inaugural do turno noturno, com o professor aposentado do Instituto de Física (IF) da UFG Orlando Afonso Valle do Amaral. Ele foi reitor da UFG (2014-2018), diretor do IF, pró-reitor de Administração e Finanças (Proad) e diretor-executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). Orlando também foi o presidente da Comissão de Criação do Câmpus Cidade Ociantal da UFG. A palestra é intitulada “O Câmpus Cidade Ocidental no contexto das Universidades Federais: breve histórico da criação das universidades brasileiras e importância do câmpus da UFG em Cidade Ocidental.
Leia mais:
Caiado destaca avanço da alfabetização em Goiás durante seminário no Ceará