A Redação
Goiânia - Termina nesta quarta-feira (13/8) o praz para inscrições no programa de reconhecimento de paternidade ou maternidade Meu Pai Tem Nome, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e pelo Goiás Esporte Clube. No sábado (09/8), durante a partida contra o Operário-PR, houve mobilização com exposição de faixa informativa, panfletagem e transmissões de vídeos, quando foi anunciada a prorrogação do prazo.
Os cadastros ainda podem ser feitos em uma das Unidades da Instituição em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Anápolis, Luziânia e Valparaíso de Goiás. Para moradores da Capital ou cidades onde não há Defensoria, as solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp: (62) 98330-0095.
Dia D
Quem não conseguir se inscrever poderá levar sua documentação e ter o atendimento inicial no Dia D, a ser realizado no sábado (16/08). Esse atendimento concentrado será das 8 às 17 horas em Goiânia, Anápolis, Valparaíso e Luziânia. Em Trindade, Inhumas e Aparecida de Goiânia, a ação será das 8 às 12 horas.
Aqueles que se inscreverem até a próxima quarta-feira, 13 de agosto, serão atendidos com hora marcada. Os que não se inscreverem receberão atendimento inicial conforme ordem de chegada.
Diferencial
Além dos tradicionais casos de reconhecimento biológico, o Meu Pai Tem Nome também realiza o reconhecimento socioafetivo e após a morte, sendo que o Centro de Atendimento Multidisciplinar/DPE-GO atua ativamente nessas demandas. Quando necessário, a equipe de psicólogos e assistentes sociais do CAM elaboram os estudos psicossociais que fundamentam os pedidos e garantem a comprovação dos vínculos.
Em Goiás, o Dia D será realizado de forma presencial nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Anápolis, Valparaíso de Goiás e Luziânia. No restante do estado, os atendimentos serão on-line e as mediações por videoconferência.
Ações com clubes de futebol
A Defensoria Pública firmou parceria com os clubes goianos Atlético Clube Goianiense, Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube para divulgação das inscrições para o Dia D do Meu Pai Tem Nome. As ações ocorrem nas redes sociais dos times, junto ao perfil da DPE-GO, e nos jogos em que houver mando de campo pelos parceiros.
Além do jogo do Goiás x Operário, no último sábado, a ação esteve presente na partida entre Atlético e CRB com a divulgação de vídeo sobre o projeto e início da parceria nas redes sociais, no dia (03/07). Na sexta-feira (11/07), em partida entre Vila Nova e Operário-PR, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, a equipe da DPE-GO exibiu uma faixa e realizou a entrega de panfletos com informações sobre o evento.
Crianças registradas sem o nome do pai
Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou 13.000.021 nascimentos. Destes, 777.960 crianças foram registradas sem o nome do pai no território brasileiro. Neste mesmo período, o Estado de Goiás somou 405.950 nascimentos e 21.764 bebês não tiveram o nome do pai no documento.
Somente em 2024, o território goiano contabilizou 79.406 nascimentos. Do total, 4,507 crianças não obtiveram registro com o nome do pai.