Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Calor ganha força na próxima semana | 15.08.25 - 10:07
(Foto: reprodução) Brasília - Depois de dias de muito frio principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a expectativa é de uma mudança no tempo especialmente a partir da próxima quarta-feira (20/8), que será marcada por elevação de temperatura em algumas áreas do País, incluindo Goiás. Será o chamado terceiro período veranico, de acordo a Climatempo. Em Goiás, as máximas podem chegar a 40ºC.
Conforme a empresa de meteorologia, o ar polar que estava presente no País está se afastando, e uma massa de ar seco está ganhando força na parte central do Brasil, criando um bloqueio atmosférico que altera a direção dos ventos no interior do País. Anteriormente, ventos frios do sul e sudeste predominavam sobre o centro-sul do Brasil, mas agora, com o bloqueio, ventos quentes do Norte e Nordeste vão predominar, trazendo um aumento de temperatura, especialmente durante as tardes, devido ao sol forte e ao tempo aberto.
Terceiro período de veranico pode se estender até a segunda-feira (25),segundo a Climatempo. "Estamos falando de calor de 38°C a 40°C para os próximos dias em quase todo o Centro-Oeste, com destaque para o Estado de Mato Grosso e parte de Goiás. O interior de São Paulo e cidades do norte e noroeste do Paraná, podem ter picos de calor com máximas de 33°C a 35°C. E no Rio de Janeiro, a temperatura promete ultrapassar os 30°C a partir do meio da próxima semana", projeta a Climatempo.
A expectativa é que as áreas citadas do Centro-Oeste fiquem dentro do limiar de veranico, podendo ter episódios de calor intenso durante o período, com temperaturas máximas cerca de 5°C ou mais acima da climatologia para o mês de agosto.
"As regiões em laranja, desde o norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná até áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, centro e oeste de Goiás, leste e grande parte do centro-norte de Mato Grosso e a maioria das áreas do estado de Rondônia, entram em um período mais quente, com variação de mínimas e máximas, mas com temperaturas cerca de 3 até 5°C acima da média para agosto", acrescenta a empresa de meteorologia. (Agência Estado)