A Redação
Goiânia - O centro cirúrgico do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) foi reorganizado para ampliação da capacidade de atendimento e todos os equipamentos inspecionados, para verificação das condições de funcionamento, sendo assim, a unidade retomou nesta semana a realização de cirurgias neonatais, procedimentos de alta complexidade para bebês com complicações que necessitam de tratamento cirúrgico de urgência.
“A maternidade Dona Iris é uma unidade de referência no cuidado aos recém-nascidos e nós estamos muito felizes de voltar a prestar um serviço tão essencial e especializado à população goianiense”, disse a diretora. “Nós reorganizamos as salas cirúrgicas para que além dos partos, conseguíssemos atender com qualidade e segurança também outras demandas cirúrgicas”, completou a diretora-técnica da unidade, Daniella Portal.
Na última sexta-feira (29/8), o HMDI realizou laparotomia exploratória em um bebê de 33 dias que estava internado na unidade. “Foi um momento assustador para mim, por se tratar de uma cirurgia em um bebê tão pequeno, mas o todo tempo me senti acolhida”, contou a mãe, Elaine Silva. “Os médicos e enfermeiros me explicaram tudo, me tranquilizaram, e, graças a esse cuidado, meu filho está se recuperando bem”, comemorou.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o próximo passo é a retomada da realização de cirurgias eletivas na unidade. “O HMDI voltará a realizar cirurgias eletivas ginecológicas e de mama, como histerectomias, miomectomias e laqueaduras. Nessa semana vamos definir os fluxos para encaminhamento dos pacientes que estão nas filas de regulação do município, porque desde 2021 esse serviço é realizado de forma deficitária”, disse a superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS, Paula dos Santos Pereira.