A Redação
Goiânia - O vereador Michel Magul (PSDB) apresentou nessa quinta-feira (18/9), aos colegas vereadores da Câmera Municipal de Goiânia, o projeto de lei (PL 508/2025) que institui a Política Municipal de Internacionalização de Goiânia. A iniciativa visa à integração da capital com a comunidade internacional, abrangendo ações educacionais, culturais, científicas, tecnológicas e econômicas.
Segundo o texto, a política de internacionalização tem como objetivos:
- ampliar o acesso da população goianiense a experiências formativas e profissionais no exterior;
- fomentar o aprendizado de línguas estrangeiras e de competências interculturais;
- estimular parcerias internacionais em educação, em ciência, em tecnologia, em inovação e em cultura;
- inserir o município em redes globais de cooperação;
- atrair investimentos, negócios e eventos internacionais para Goiânia;
- valorizar a diversidade cultural, fortalecendo os ideais de respeito e de convivência entre os povos.
Para o autor da proposta, a área da educação também será beneficiada. "Sob o aspecto educacional, o programa amplia horizontes; fortalece o aprendizado de línguas; desenvolve competências interculturais; e prepara estudantes e professores para os desafios da cidadania global e do mercado de trabalho contemporâneo. Para os docentes e pesquisadores, o contato com práticas pedagógicas e científicas no exterior reflete diretamente na qualidade do ensino e da produção acadêmica local”, afirmou.
Ainda de acordo com Michel Magul, a Política de Internacionalização de Goiânia impactará no campo cultural, à medida que fomentará o respeito à diversidade, à tolerância e à valorização da diferença – aspecto considerados essenciais para a coesão social e econômica.
"Em um mundo cada vez mais interconectado, a internacionalização não pode ser privilégio de poucos, mas uma estratégia coletiva de crescimento sustentável, capaz de transformar a cidade em polo de inovação, de cultura e de oportunidades”, concluiu o parlamentar.