A Redação
Goiânia - A capital goiana recebeu o título “Tree Cities of the World”, ou Cidades Árvores do Mundo, nesta quarta-feira (24/9), em Brasília. O certificado foi entregue às servidoras Fabíola Oliveira e Janira Machado, da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma). A iniciativa internacional é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em parceria com a Arbor Day Foundation.
O programa busca reunir cidades, vilas e comunidades em uma rede internacional comprometida com a preservação das florestas urbanas e com práticas que contribuam para a saúde do planeta. Ao conquistar o reconhecimento, o município de Goiânia passa a integrar um grupo global de destaque pelo manejo responsável de árvores e áreas verdes, promovendo a troca de experiências e de conhecimento entre diferentes localidades.
Para conquistar a certificação, é necessário cumprir cinco critérios de qualificação, que envolvem desde o planejamento até a implementação de boas práticas de silvicultura urbana. “O selo representa um passo importante para consolidar a visão ambiental da cidade e reforçar seu compromisso com a sustentabilidade”, afirmou Fabíola Oliveira, assessora técnica da gerência de resíduos sólidos da Amma.
O reconhecimento também reforça a vocação de Goiânia como uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida. O município se destaca por oferecer 94m² de área verde por habitante, quase oito vezes acima do índice recomendado pela Organização das Nações Unidas (12m²). Atualmente, a capital conta com 68 parques distribuídos pela cidade e, em breve, abrigará o maior parque linear do mundo, o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama).
Confira os 5 critérios avaliativos que fizeram de Goiânia uma Cidade Árvore:
- Responsabilidade definida: existência de um órgão, conselho ou setor oficial encarregado do cuidado com as árvores.
- Estrutura legal: legislação ou política municipal que regulamente o manejo e a preservação das áreas verdes.
- Inventário arbóreo: levantamento atualizado das árvores urbanas, que possibilite o planejamento de longo prazo.
- Recursos garantidos: orçamento anual específico destinado à manutenção e ao manejo das árvores.
- Celebrar conquistas: realização de eventos e ações educativas para celebrar as árvores e as áreas verdes, além de engajar a população.