Taíssa Queiroz
Goiânia - A Elysium Sociedade Cultural realizou, nesta quarta-feira (22/10), o Circuito 100 Anos do Art Déco. O evento, que celebrou o centenário do movimento que revolucionou a arquitetura, o design e as artes no século XX ocorreu no Museu Frei Confaloni, localizado um dos principais marcos do patrimônio art déco da cidade, a antiga Estação Ferroviária de Goiânia. O circuito já passou por Salvador (11 de outubro), Rio de Janeiro (14 de outubro) e São Paulo (18 de outubro).
O tema central do evento foi os 100 anos do Art Déco, com ênfase em Goiânia, conhecida como “a cidade nascida Art déco”, já que seu planejamento urbano e os primeiros edifícios foram moldados por esse estilo. O evento teve como principal objetivo estimular uma reflexão sobre a importância e a preservação do acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reconhecido como um dos mais relevantes do mundo. ''Tomamos a iniciativa de fazer essa série de eventos pela importância histórica do Art Déco para Goiânia'', explicou o diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural, Wolney Unes.
Diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural, Wolney Unes. (Foto: Taíssa Queiroz)
A mesa de debates contou com a presença de Wolney Unes, diretor técnico da Elysium e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG); da professora e arquiteta Mirian de Paula Rodrigues Belo (PUC Goiás); e da designer e pesquisadora Genilda Alexandria (PUC Goiás). A mediação e condução da roda de conversa ficam a cargo da historiadora Rachel Wider, coordenadora acadêmica do Circuito.
Durante a programação, foram lançados os livros “Arquitetura Art Déco no Brasil” e “Técnica e Arte no Jockey Club de São Paulo”, publicações da Elysium que reforçam o compromisso da instituição com a pesquisa e difusão do movimento centenário no país.
Prefeito Sandro Mabel entregou prêmios aos vencedores de concurso de fotografia (Foto: Alex Malheiros)
Concurso de fotografia
Durante o evento, ocorreu a premiação dos vencedores do concurso de fotografia ''100 anos do Art Déco'', realizado pela prefeitura de Goiânia, em parceria com a Elysium Sociedade Cultural. A proposta do concurso foi estimular uma reflexão sobre a importância e a preservação do acervo tombado. A ação teve mais de 500 fotos inscritas, com apenas 40 na fase final. A entrega dos prêmios foi realizada pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel e pelo do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
Os três primeiros colocados receberam, além de troféu e medalhas, prêmios oferecidos pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
- 1º lugar: iPad de 11 polegadas (modelo 2024);
- 2º lugar: vale-compras de R$ 2 mil em loja de tecnologia;
- 3º lugar: kit audiovisual com microfones de lapela, luz LED RGB, rebatedor e tripé portátil.
Durante o evento foram lançados os livros “Arquitetura Art Déco no Brasil” e “Técnica e Arte no Jockey Club de São Paulo”, publicações da Elysium que reforçam o compromisso da instituição com a pesquisa e difusão do movimento centenário no país.
Confira quem são os três finalistas:
1- Alessandra Castro
2- Daniel DaCosta