Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

segurança pública

Caiado e mais 6 governadores anunciam Consórcio da Paz após operação no Rio

Ideia é dividir experiências, soluções e ações | 30.10.25 - 23:40 Caiado e mais 6 governadores anunciam Consórcio da Paz após operação no Rio Caiado e mais 6 governadores anunciam Consórcio da Paz após operação no Rio. (Foto: Walter Folador)
 
Goiânia - Ronaldo Caiado (União) e outros seis governadores de direita anunciaram, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (30/10), a criação do "Consórcio da Paz", que consistirá na troca de experiências, ações e equipamentos para o combate ao crime organizado. O anúncio ocorreu após reunião com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), em meio à crise na segurança pública no Estado, após a megaoperação que deixou 121 mortos na terça-feira (28/10).

Castro afirmou na coletiva que sugeriu que a sede do consórcio seja o Rio de Janeiro e disse que outros Estados serão convidados a participar. "Faremos um consórcio entre os Estados, no modelo de outros consórcios que existem, para que nós possamos dividir as experiências, soluções e ações do combate ao crime organizado e da libertação do nosso povo, para que possamos compartilhar ajuda, discutir estratégias. Eu propus que a sede desse consórcio seja no Rio de Janeiro", disse o governador do Rio de Janeiro.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), sugeriu também que o consórcio possa permitir a compra de equipamentos de segurança pública de forma consorciada, como forma de diminuir os preços das compras. Segundo Mello, será feito um regulamento sobre a união dos governadores e o grupo trocará contingentes, inteligência e apoio financeiro. "Um consórcio que faça compra de equipamentos de forma consorciada, que nós jogamos os preços para baixo. Equipamentos de toda a espécie, para que a gente possa enfrentar, definitivamente, essa onda de violência no Brasil", disse o governador catarinense.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que a tese do grupo é integrar todas as forças com base na inteligência e ações operacionais, que atenderiam os Estados de forma emergencial e imediata.
“E o que é que nós aprendemos? Se queres a paz, prepare-te para a guerra. É isso”, concluiu o goiano, referindo-se ao combate às facções criminosas. 

Leia mais:
Roupas camufladas na mata: imagens da operação no Rio mostram como o CV usa tática de guerra
MP do Rio pede câmeras usadas por policiais em Operação Contenção
Castro anuncia parceria com governo Lula em meio a crise de segurança no Rio
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351