A Redação
Goiânia - Veterinários e biólogos, com autorização e acompanhamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), capturaram mais de 100 jacarés na Lagoa Grande, importante ponto turístico de Porangatu. Segundo a Prefeitura da cidade, os animais foram levados para um local não divulgado - a intenção é garantir a segurança de visitantes e evitar a caça ilegal.
Depois de resgatado, cada animal recebeu uma pulseira de identificação, que permite o monitoramento futuro das espécies retiradas. Apesar da captura em massa, ainda restam quatro jacarés de grande porte na lagoa, que devem ser removidos nas próximas etapas da operação.
Apesar da quantidade de animais retirados do local e que identificou tanto filhotes quanto jacarés de grande porte, alguns com até dois metros de comprimento, ainda faltam quatro répteis que ainda estão na lagoa.
A prefeitura informou que o manejo busca evitar riscos de ataques, especialmente após incidentes registrados em anos anteriores. Em 2021, um menino de 1 ano e 8 meses foi atacado por um jacaré enquanto passeava pelo local com a babá e precisou ter o braço direito amputado. A mordida causou fraturas em dois ossos do antebraço e uma grave laceração entre o cotovelo e o punho.