A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia realizou nesta sexta-feira (31/10) a primeira blitz fiscalizatória e orientativa voltada a veículos de carga. A ação ocorreu na Avenida 3ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, e faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo prefeito Sandro Mabel para ampliar a segurança viária e reduzir danos ao asfalto provocados por caminhões com sobrepeso ou em más condições de conservação.
Durante a operação, conduzida pelas equipes de fiscalização da por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), em parceria com a Guarda Municipal, foram abordados 40 veículos, com 13 autos de infração lavrados e uma motocicleta removida, cujo licenciamento estava vencido desde 2022. A iniciativa marca o início das ações semanais que serão realizadas em diferentes regiões da cidade, com foco educativo e preventivo, mas também com caráter corretivo em situações que representem risco à segurança no trânsito.
O gerente de Fiscalização de Trânsito da SET, Eduardo Mariano, explica que a blitz priorizou a abordagem a betoneiras, além de verificar a documentação e a visibilidade das placas dos veículos. “Muitos caminhões betoneiras têm circulado com acúmulo de concreto nas placas, o que impede a identificação e representa infração grave. Também encontramos situações em que o concreto é derramado sobre o asfalto, aumentando o risco de acidentes, principalmente com motociclistas.”, destaca.
De acordo com estudos técnicos, um único caminhão com excesso de peso pode causar danos equivalentes a milhares de passagens de veículos leves, provocando fissuras, afundamentos e desgaste prematuro do pavimento. Além de encurtar a vida útil das vias, o problema eleva os gastos públicos com recapeamento e manutenção. De acordo com o superintendente de Trânsito da SET, Tiago Carvalho, os agentes estão capacitados para esse tipo de fiscalização, após curso realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Os agentes foram treinados para realizar a análise da nota fiscal de cargas, e aplicação correta da legislação. Embora estejamos dentro do período educativo de 30 dias antes das autuações por sobrepeso, é importante que os motoristas se conscientizem. Um caminhão acima do peso permitido aumenta o risco de acidentes e causa danos severos ao asfalto. Desde 2020, o município já investiu mais de R$ 520 milhões em recapeamento asfáltico, e o sobrepeso é um dos fatores que mais reduzem a durabilidade das vias”, enfatiza.
As operações com veículos de carga serão realizadas semanalmente, em locais estratégicos e em diferentes horários, com base em dados de tráfego e demandas identificadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e pelo Centro Operacional de Trânsito (COT), ambos da SET.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, ressalta que a medida segue determinação direta do prefeito Sandro Mabel e coloca Goiânia na vanguarda da fiscalização de transporte de cargas. “Goiânia é uma das primeiras capitais do País a incorporar aos seus agentes de trânsito a atribuição de cuidar de toda a cadeia da segurança viária, do monitoramento à fiscalização de cargas. É uma determinação do prefeito Sandro Mabel para que cuidemos da cidade de forma completa, preservando o patrimônio público e garantindo mais segurança para a população”, afirma.
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