Ludymila Siqueira
Goiânia - Com o foco em investimentos na educação, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) lançou o programa "Goiás pelo Mundo", iniciativa que vai contemplar mais de dois mil goianos com intercâmbios e bolsas de mestrados em diversas universidades pelo mundo em cinco anos. A meta é fomentar estudantes, professores, pesquisadores e servidores públicos a participar de missões de pesquisa e eventos internacionais a partir de janeiro de 2026. O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (12/11), no Hub Goiás, em Goiânia.
De acordo com Daniel Vilela, a iniciativa consolida o Estado como uma referência nacional em educação e inovação. "Nós nutrimos com grande expectativa de resultados positivos o programa Goiás pelo Mundo. O mundo inteiro tem buscado talentos para administração pública ou para parcerias e esse projeto visa ampliar os conhecimentos dos estudantes goianos com a oportunidade de fazer imersões em universidades estrangeiras, ter fluência no inglês e ter acesso a cursos de tecnologia", afirmou o vice-governador.
O emedebista também destaca que o programa é um investimento em educação, em ciência, em pesquisa e também em capital humano. "Investir em pessoas é o primeiro passo para o futuro e para o desenvolvimento do nosso Estado. Nosso foco é manter essa iniciativa até 2030 e ampliar a parceria com o Instituto Trajetórias. Já no início do ano, 39 estudantes do ensino médio da rede estadual vão embarcar para Sydney, na Austrália”, detalhou.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico, explicou que o critério seleção dos contemplados pelo Goiás pelo Mundo ocorrerá por meio do desempenho acadêmico dos estudantes.
O estudante Murillo Ferreira, de 17 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio. Ele é um dos alunos contemplados para o intercâmbio na Austrália e enfatiza que será uma experiência muito importante. "Lá, vou aprender inglês, o que vai valorizar muito o meu currículo profissional. Quero me formar na área de tecnologia e, sem dúvida, essa oportunidade vai me ajudar muito", disse sem esconder a empolgação.
O programa de bolsas de estudos é promovido pelo Governo de Goiás em parceria com o Goiás Social, que tem a primeira-dama Gracinha Caiado como coordenadora.