Luydmila Siqueira
Goiânia - Atrás apenas de Brasília, Goiânia lidera o ranking nacional de melhor nível geral de fiscalização eletrônica de velocidade. O levantamento foi realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os dados sobre os equipamentos foram extraídos de relatórios de verificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
De acordo com o estudo, Goiânia têm 5,83 radares para cada 10 mil veículos, sendo que nas vias urbanas o número é de 4,75 (em rodovias no município, o indicador cai para 1,08).
O documento mostra que na capital federal há 7,5 câmeras fixas para flagrar quem excede os limites da via para cada 10 mil veículos fiscalizados. Na contramão, Florianópolis tem o pior indicador, de 0,08 radar para o mesmo grupo de veículos.
A cidade de São Paulo, onde está registrada a maior frota do país, em 2023 eram cerca de 9,5 milhões de veículos, de acordo com o Ministério dos Transportes, ocupa apenas o 18º lugar na classificação do estudo, com 1,64 radar para cada 10 mil veículos.
Ranking geral de segurança viária
Fora o Distrito Federal, Goiânia aparece em primeiro lugar no ranking geral (4,6) entre as unidades da Federação e o Amazonas têm o menor número (0,12). Em 14º, o indicador de São Paulo é de 1,83. A média nacional é de 2,9 câmeras para cada 10 mil veículos.