Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior
direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Caso teria ocorrido entre 2022 e 2024 | 28.11.25 - 08:22
Veículos da Samu (Foto: Erasmo Salomão)A Redação
Goiânia – A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta sexta-feira (28/11) a Operação Check-up 192. O objetivo é apurar desvios de recursos públicos e fraudes na manutenção de ambulâncias do Samu em Goiânia.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Goiânia e Aparecida de Goiânia, expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Goiás, em endereços vinculados a servidores públicos municipais, empresas e pessoas físicas investigadas por envolvimento no esquema fraudulento.
A investigação teria revelado que, entre 2022 e 2024, parte da frota estava inativa, mas continuava gerando despesas como se estivesse em funcionamento. Apurou-se a existência de serviços simulados, superfaturados e a emissão de notas frias por oficinas irregulares. Os reparos reais seriam feitos em uma oficina clandestina.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações e associação criminosa.
Em nota, a Prefeitura de Goiânia destacou que a operação apura suspeitas que teriam ocorrido durante a gestão anterior e que a atual gestão está à disposição. Leia o texto completo abaixo:
NOTA
A Prefeitura de Goiânia esclarece que a Operação Check-up 192, deflagrada nesta sexta-feira (28/11), pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal (PF), apura suspeitas de irregularidades na manutenção de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durante a gestão anterior, entre os anos de 2022 e 2024.
A atual gestão está à inteira disposição dos órgãos de controle e investigação para fornecer todas as informações e documentos necessários, contribuindo para o pleno esclarecimento dos fatos e para a responsabilização dos envolvidos.