Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Transporte coletivo

Cobertura do Passe Livre Estudantil em Goiás deve crescer 15% em 2016

Informação é do secretário Henrique Tibúrcio | 24.02.16 - 15:19 Cobertura do Passe Livre Estudantil em Goiás deve crescer 15% em 2016 (Foto: A Redação)
Mônica Parreira e Adriana Marinelli

Goiânia -
 Com mais de 30 mil inscrições em apenas quatro semanas, entre 25 de janeiro e 20 de fevereiro, o programa Passe Livre Estudantil, que atende a região metropolitana de Goiânia atualmente, vai ampliar sua cobertura. Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, o secretário Henrique Tibúrcio, titular da Secretaria de Governo, responsável pelo programa, informou que a expectativa é que haja um aumento de 15% no repasse em relação a 2015, quando mais de 51 mil estudantes receberam o benefício. 
 
"Uma das nossas metas para 2016 é levar o programa Passe Livre para outras grandes cidades do Estado que contam com o serviço de transporte coletivo, como Anápolis, Catalão, Rio Verde e Jataí. Já estamos discutindo com as prefeituras para que isso seja possível o mais rápido possível", afirma o secretário. Com o programa, o estudante recebe até 48 viagens mensais.
 
O cadastramento, iniciado em janeiro, vai até o dia 19 de março. Os interessados, segundo o secretário, devem apresentar cartão do passe escolar devidamente registrado no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET), CPF e RG originais do titular do benefício. Caso o estudante seja menor de idade, a solicitação deve ser feita pelo responsável legal. O registro do cartão do passe escolar perante o sindicato deve ser realizado pelo site do Sitpass até o dia 4 de março. 
 
Ainda de acordo com Tibúrcio, a média de investimento mensal do Estado para garantir o Passe Livre é de R$ 2 milhões. "Em fevereiro esse valor foi um pouco menor, cerca de R$ 800 mil, porque o benefício foi concedido apenas aos estudantes que se cadastrara entre os dias 25 e 30 de janeiro", explica, destacando que o programa atende estudantes que vão do ensino fundamental ao doutorado.
 
"Passe livre Estudantil é um dos principais programas sociais do governo do Estado. Além do benefício direto, que é de proporcionar economia pro estudante, é um incentivo para que esse aluno continue na escola para evitar evasão escolar. A renda familiar fica menos comprometida", acrescenta o secretário. 
 
Goiás sem Fronteiras
Ainda com foco no estudante goiano, Henrique Tibúrcio enfatizou que outra prioridade do Estado para 2016 será a implantação do programa Goiás Sem Fronteiras. "Trata-se de um programa que levará goianos para realização de cursos, tanto de extensão, de áreas estratégicas ou de línguas, no exterior", diz. 
 
"O projeto já está na Casa Civil para ser enviado para a Assembleia Legislativa. A partir disso, serão definidas as universidades que vão receber esses estudantes, todas renomadas", completou. América do Norte, Oceania e Europa serão os principais destinos dos estudantes goianos. 
 
Governo Junto de Você
Marcada pela série de serviços gratuitos oferecidos à população de Goiânia e do interior do Estado, o programa Governo Junto de Você será mantido em 2016 e, conforme antecipou o secretário, serão pelo menos dez edições neste ano.
 
"Já temos a empresa que vai cuidar da estrutura. Agora vamos definir quais as cidades que vão receber e quais as datas das realizações. A estrutura foi otimizada e novos serviços serão inseridos. Ano passado conseguimos uma média de 230 serviços gratuitos oferecidos à população. Nossa expectativa é aumentar esse número em 2016". conclui.  
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351