Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

'Pela vida'

Campanha em Goiânia aborda saúde mental e oferece ajuda além do consultório

Festivais culturais integram o projeto | 10.03.22 - 15:46 Campanha em Goiânia aborda saúde mental e oferece ajuda além do consultório Festival cultural da campanha "Pela vida" (Foto: Reprodução/Instagram)
Gabriel Neves 

Goiânia - 
Especialistas da área da psicologia afirmam que nos últimos dois anos, desde o início da pandemia da covid-19, houve um aumento considerável no número de casos de doenças atreladas à saúde mental e também relatos de suicídios no Brasil. Com o intuito de trabalhar com foco em ações preventivas, foi criada em Goiânia a campanha “Pela vida”, do Instituto Olhos da Alma Sã. O projeto ajuda pessoas em situações de vulnerabilidade emocional não apenas no consultório, mas também em festivais culturais promovidos a cada mês na capital.

A iniciativa, reconhecida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e liderada pelo psicólogo e músico Jorge Monteiro, atua como uma Organização Não Governamental (ONG) na realização de atendimentos psicológicos em todo o País, tanto no modelo remoto, quanto no modelo presencial. Uma equipe com mais de 50 profissionais também se reveza entre atendimentos e palestras em escolas, faculdades e igrejas, sempre abordando assuntos ligados à saúde mental.
 
“Nós do Instituto ficamos bastante assustados, especialmente no ano de 2019, com o avanço de casos de suicídio, principalmente entre jovens. Chegavam a nós até mesmo casos de crianças que estavam apresentando essas tendências. Foi quando decidimos expandir o projeto”, conta Monteiro. 
 
A campanha, que nos anos de 2020 e 2021 funcionou apenas no modelo on-line, retomou as atividades presenciais neste ano de 2022 e reforçou o enfoque cultural do projeto. É que todo primeiro domingo de cada mês, o “Pela vida” realiza em diversos pontos de Goiânia festivais culturais que reúnem artistas de diversos segmentos. São ações que estimulam a busca por ajuda. São vários voluntários disponíveis para ouvir e auxiliar quem precisa. 

“Através desses festivais de cultura, temos observado que arte também salva vidas. Tem gente que está se redescobrindo através da arte, e isso é o que faz o projeto valer a pena”, afirma Monteiro. “Pra você ter uma ideia, na capital goiana houve um aumento de cerca de 70% nos casos de automutilação no ano passado. As pessoas estão procurando ajuda”, pontua. 
 
Jorge Monteiro lembra ainda que só no ano de 2021 a campanha pôde chegar à marca de 40 mil atendimentos. O alto número se deve, segundo ele, ao alcance que a internet e as redes sociais proporcionam.

Serviço
Pela Vida – Instituto Olhos da Alma Sã 
Para fomentar e ser parceiro do projeto – Telefone: (62) 99155-4628 / (62) 99233-5924
Instagram do projeto. 
Site do projeto. 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351