Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sustentabilidade

Goiás vai discutir preservação do Cerrado na Rio+20

Semarh prepara estande que destaca o Cerrado | 05.04.12 - 22:58 Goiás vai discutir preservação do Cerrado na Rio+20 Salto do Rio Preto, na Chapada dos Veadeiros (Foto:Tião Santos/site da Prefeitura de Alto Paraiso)
Marina Morena

A 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada de 1º a 3 de março deste ano, aprovou 272 propostas para melhorar a gestão e reforçar a política estadual de preservação do meio ambiente em Goiás. Com o evento, o Estado de Goiás saiu na frente como o primeiro a colocar em discussão a convenção das Nações Unidas.

Com o tema Rio+20 Economia Verde no Contexto da Economia Sustentável, delegados e a sociedade discutem assuntos sobre o contexto ambiental, preservação do Cerrado e da água. Os preparativos começaram em agosto de 2011, com a realização de 33 etapas municipais, seguidas de 11 regionais em municípios goianos. Cerca de 700 pessoas marcaram presença nas discussões e contribuíram para fazer da conferência a maior já feita sobre a temática no Estado.

Segundo a superintendente executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (Semarh), Jacqueline Vieira da Silva, a próxima etapa dos trabalhos realizados na conferência estadual está sendo preparada. É a realização de uma série de debates, seminários e mesas redondas, cujos resultados serão levados para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento será de 13 a 22 de junho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, e abre um extenso leque de discussões sobre a temática ambiental de todo o mundo, incluindo os biomas brasileiros. O objetivo da Semarh é colocar o bioma Cerrado como umas das pautas que não podem passar despercebidas na Conferência Mundial..

“Goiás vai ser representado na Rio + 20 com um estande que vai mostrar o Cerrado e debater, principalmente, a necessidade de o nosso bioma ser incluído como patrimônio nacional. Além disso, todas as propostas aprovadas na Conferência do Meio Ambiente deste ano serão levadas e discutidas no Rio de Janeiro”, afirmou a superintendente. "De Goiás vai sair uma comitiva com o secretário Umberto Machado (Semarh), além de outros secretários de estado e líderes do governo para representar com força o nosso estado e nosso bioma na Rio+20", acrescentou.

Os projetos mais importantes que estão em andamento, em Goiás, que foram debatidos e serão levados para a Rio + 20, tentam atender aos anseios da política de desenvolvimento sustentável, assim como questões históricas e urgentes que precisam ser dissolvidas. Entre eles, estão questões que envolvem conservação da Chapada dos Veadeiros, novo Código Florestal, preservação das Bacias Hidrográficas, Pagamento por Serviços Ambientais (P.S.A), Agroextrativismo, Resíduos Sólidos, além de Unidades de Conservação e ICMS Ecológico.

Evento internacional
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência é dividida em dois temas principais: “a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.09.2013 11:04 thayline leite

    me ajudou muito

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351