Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Perfil: José Eliton

De desconhecido a governador interino

José Eliton assume governo por nove dias | 17.08.11 - 01:55 De desconhecido a governador interino Governador em exercício, ao assumir o cargo, na terça (16/8) (Foto:Ângela Scalon)

 

José Cácio Júnior

De desconhecido a governador interino em pouco mais de um ano. Se pudesse ser resumida, essa seria a trajetória do vice-governador de Goiás José Eliton (DEM), 38 anos, que assume o comando do Estado durante a viagem de nove dias do govenador Marconi Perillo (PSDB) à Europa. Mas quem é o atual chefe do Executivo goiano?

Indicado para vaga de vice como exigência do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) para aliar com o PSDB em 2010, José Eliton Júnior é formado em Direito e sempre atuou nos bastidores da política. Seu pai, José Eliton de Figuerêdo, foi prefeito de Posse de 1982 a 1988, cidade do nordeste goiano (a 525 quilômetros da Capital) em que viveu desde os cinco anos de idade.

A política também fez parte de sua profissão. O vice-governador faz parte da comissão do Senado para elaboração do anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro. O democrata foi tesoureiro do Instituto Goiano de Direito Eleitoral  e da Comissão de Direito Político e Eleitoral da secção Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO).

Integrante da diretoria estadual do DEM, José Eliton é presidente do Democratas Empreendedor, órgão de estudos e planejamento do partido. Também advogou para Caiado e para o senador Demóstenes Torres (DEM).

Surpresa
José Eliton foi uma das surpresas durante a campanha de 2010. O desempenho do então candidato a vice-governador era uma das principais dúvidas do meio político. O seu trabalho no processo eleitoral lhe garantiu o comando da equipe de transição após a eleição.

Desde os trabalhos da equipe de transição, Marconi deixou claro que o DEM teria espaço privilegiado no governo.  Essa foi uma forma encontrada pelo tucano para amenizar os atritos com Caiado. Uma prova desta abertura foi ter escolhido José Eliton para presidir a Celg. Mergulhada em dívidas que ultrapassam R$ 7 bilhões, a solução para os problemas da estatal é uma das principais metas do governo. Como a questão da Celg é muito técnica e passa pela área jurídica, a experiência de José Eliton pesou para que assumisse o comando da estatal.

O cargo de vice-governador foi o primeiro posto eletivo de José Eliton. Nestes oito meses à frente do Estado, o democrata vem demonstrado a que veio. Chamou para si a responsabilidade de ajudar a tirar a Celg da crise. Escalado para responder as críticas feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante visita a Goiânia, ele não se intimidou com a popularidade do petista. Partiu para o ataque e jogou a responsabilidade do problema da central elétrica para o governo federal.

Tido como uma pessoa discreta por quem está próximo, José Eliton gosta de aproveitar os momentos livres com sua família. É casado com Fabrina Müller Figuerêdo e pai de dois filhos: Fernando e José Eliton de Figuerêdo Netto.

Redes sociais
José Eliton é ativo nas redes sociais, onde um governante tem o mesmo peso e espaço de um cidadão comum. É o próprio vice-governador quem administra seu perfil no microblog Twitter. Na internet, ele deixa claro suas impressões políticas e defende as teses de direita do DEM.

Espaço típico de políticos que gostam de registrar o que estão fazendo, o Twitter é aproveitado por Eliton para revelar aos seus seguidores atividades depois do expediente. Em um dos twittes mais comentados, contou, no último Dia dos Namorados, que fazia uma moqueca de peixe para saborear com sua esposa, enquanto ela escolhia a trilha sonora da noite.

No primeiro dia como interino, nesta terça-feira (17/8), ele discutiu a data base do funcionalismo. Ao assumir o comando temporário do Estado, o democrata adotou um discurso de dar continuidade ao planejamento da gestão, mas a expectativa agora é conhecer um pouco do estilo José Eliton de governar.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351