Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mobilidade

Anunciada em março, ciclovia não deslancha

Promessa era aproveitar período de seca | 19.09.11 - 19:04 Anunciada em março, ciclovia não deslancha Ciclistas do movimento Pedal Goiano fazem manifestação pró-ciclovia (Foto: Yuri Borges)


Catherine Moraes

Deixar o carro em casa e usar o transporte coletivo ou a bicicleta durante um dia. Essa é a ideia do Dia Mundial Sem Carro, que acontece nesta quinta-feira (22/9) em várias partes do mundo. Em Goiânia, a data que será usada para inauguração de um bicicletário serve para lembrar também que a primeira ciclovia da Capital, anunciada em 31 de março, ainda não existe.

De acordo com o Detran-GO, no ano de 2010 foram registrados 4.190 acidentes de trânsito envolvendo ciclistas em Goiás. Só na capital foram 938 acidentes. O Plano Diretor prevê a construção de 140 km de ciclovias que ainda não sairam do papel. O trecho inicial, denominado Ciclovia Norte-Centro, foi anunciado em março e hoje espera análise da Agência Municipal de Trânsito (AMT), devido às intervenções que deverão acontecer no trânsito.

O primeiro trecho, denominado Ciclovia Norte-Centro, fica entre a BR-153, nas imediações do Condomínio Aldeia do Vale, e a Praça da Bíblia, no Setor Universitário. No anúncio da obra, técnicos garantiram que as obras começariam antes do período chuvoso. No dia 15 de julho, o presidente da Agência Municipal de Obras (Amob), Iram Saraiva Júnior, anunciou em seu perfil no twitter que as obras deveriam ser iniciadas em  46 dias. Já se passaram 66 dias e o presidente afirma agora que espera resposta da análise da AMT.

Goiânia conta hoje com uma frota de 1.011.811 veículos. Com o agravante de ter a menor distribuição per capita no Brasil. Levando em consideração a população de 1.302.001 habitantes, do Censo 2010, significa um carro para cada 1,28 pessoas. Em cinco anos, o aumento foi de 38,1% da frota. A concentração faz com que andar de bicicleta se torne mais difícil a cada dia, já que não existem faixas adequadas.

Bicicletário
Goiânia possui três bicicletários localizados nos terminais Bandeiras, Cruzeiro e Araguaia. O modelo, trazido de Bogotá e implantado nos terminais, não foi uma moda que ‘pegou’. Frequentemente, eles ficam vazios. No dia 22, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) vai oferecer tarifa zero para quem deixar as bicicletas nos terminais antes do embarque.

“Temos a grande vantagem de Goiânia ser uma cidade plana e isso facilita a mobilidade, mas precisamos de uma faixa específica”, afirma Eduardo da Costa, um dos coordenadores do Pedal Goiano, movimento que prega a instalação de ciclovias. Para ele, apenas a criação de bicicletários não é significativa se não houver uma faixa. Eduardo explica também que andar nas calçadas não é a melhor opção, e que entre os carros é, com certeza, uma aventura perigosa.

Ainda assim, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh) vai inaugurar, nesta quinta-feira (22/9), um bicicletário no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A capacidade inicial é de 20 vagas, que poderão aumentar de acordo com a demanda. O projeto é do arquiteto Garibaldi Rizzo de Castro Júnior, da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop).

O secretário estadual de Meio Ambiente, Leonardo Vilela, que já pedalou no lançamento do festival de música Vaca Amarela, vai repetir a dose. Ele vai sair de casa, no Setor Bueno, passar pela  Praça Tamandaré, no Setor Oeste, onde vai se unir a um grupo de ciclistas e pedalar até a Praça Cívica. A inauguração está prevista para as 8 horas da manhã.

“A bicicleta é hoje o meio de transporte mais sustentável e ambientalmente correto. É a melhor opção para o goianiense, que já enfrenta obstáculos de mobilidade. Resta ao poder público incentivar, criar meios para facilitar este tipo de locomoção, e a Semarh está disposta a isso”, defende o secretário.

Pedalada
Para completar a programação do Dia Mundial Sem Carro, uma pedalada de 10 km vai sair da Marginal Cascavel, abaixo da Avenida T-2, e seguir pelas Avenidas Castelo Branco, Assis Chateaubriand e Praça Tamandaré. Entre as presenças garantidas estão o presidente da AMT, Miguel Tiago, e o presidente do Detran, Edivaldo Cardoso. A largada acontecerá por volta de 19 horas. As inscrições são gratuitas e serão feitas na concentração.

Na ocasião, serão distribuídas 300 camisetas aos primeiros participantes, que poderão contar, ainda, com uma mesa de frutas, água e toda a estrutura necessária. Quem ainda não tem uma bike, pode ganhar de presente, já que serão sorteadas três magrelas. Será discutida, ainda, a importância do dia e da conscientização.

O evento é uma parceria entre o Detran, a Federação Goiana de Ciclismo e o grupo Pedal Goiano. Para o Detran, entre os objetivos estão ainda chamar atenção dos ciclistas para o uso de equipamentos de segurança pessoal e sensibilizar os motoristas quanto aos cuidados com as bicicletas no trânsito.

Ideia francesa
O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França na década de 90, com objetivo de conscientizar e incentivar a diminuição do uso de automóveis para reduzir as emissões de gás carbônico. Se movido a gasolina, um carro regulado libera, em média, 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. Alguém que se desloca 22 km por dia, emite para a atmosfera uma quantidade de gás carbônico equivalente a uma tonelada de carvão queimado diariamente. A luta é a favor do meio ambiente e de novas alternativas de transporte.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 27.03.2012 03:26 RONDYNELLE MONTEIRO DE FREITAS

    Se Goiania implantar mais ciclovias eu serei um dos que sairao do interior pra pedalar com os ciclistas desta cidade tao linda!!!

  • 19.09.2011 19:55 José Ricardo Borrás

    Parabéns para todos, pela iniciativa estamos nesta!!! José Ricardo - Fundador da Federação Goiana de BMX.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351