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Aparecida de Goiânia

Organização Social Idtech interrompe atendimento no AME e Teleconsulta

Pacientes foram pegos de surpresa | 01.12.11 - 18:57
Catherine Moraes


O Instituto de Desenvolvimento Tecnologico e Humano (Idtech) interrompeu as atividades do Teleconsulta e do Ambulatório Médico Especializado (AME) de Aparecida de Goiânia a partir da manhã desta quinta-feira (1/12). De acordo com o Idtech, o pagamento dos contratos não é realizado há mais de seis meses e já não é possível manter os custos.  O total de dívidas chegaria a R$ 2 milhões. A partir da próxima segunda-feira (5/12) a administração municipal vai assumir o comando dos serviços que só deve ser normalizado em 30 dias.
 
Somente nesta quinta-feira (1/12), cerca de 320 pacientes deixaram de ser atendidos no Ame e mais de 2 mil pelo Teleconsulta até às 11 horas. De acordo com a Organização Social (OS), o contrato com a prefeitura de Aparecida  terminou em 27 de outubro. O serviço teria continuado porque havia uma chance de renovação do contrato, que não aconteceu. Com isso, os trabalhadores teriam se revoltado e decidido dar fim ao trabalho.

O secretário de Saúde do município, Paulo Rassi explicou que havia um processo de negociação com a direção do Idtech e lamentou a atitude da associação. “Na próxima terça-feira a Prefeitura iria fazer o repasse. A ideia seria realizar a transição da gestão do Teleconsulta e do AME da mesma forma que ocorreu com o Pró-Reg em outubro. Fomos, entretanto, surpreendidos com essa atitude precipitada do Idtech”, completou o secretário.
 
Rassi afirmou que as consultas agendadas pelo Teleconsulta até quarta-feira (30/11) serão realizadas normalmente. Quem necessitar agendamento de consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, deverá se dirigir às unidades de saúde. Já os médicos especialistas que atendiam no AME devem ser lotados nas unidades de saúde.

O secretário de Saúde disse que os médicos que atendem no AME são contratados pela Prefeitura de Aparecida e que os móveis também pertencem ao município. Segundo ele, o objetivo é manter os serviços funcionando nos mesmos locais, mas isso dependerá da vontade dos proprietários dos imóveis em renovar a locação dos prédios. “Vamos definir a melhor estratégia para atender à população. No máximo em 30 dias tudo será normalizado”, contou o secretário.

Custos elevados
De acordo com Paulo Rassi, eram repassados ao Idtech, por mês, cerca de R$ 700 mil. Ele afirmou, entretanto, que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), conseguiam a consulta básica ou com um especialista, mas o tratamento não tinha prosseguimento. “Isso não estava certo. Precisamos oferecer todo o tratamento ao paciente, mas não conseguíamos oferecer nem Raio-X, porque o custo do contrato com o Idtech estava elevado para Aparecida de Goiânia”, argumentou Rassi.

Já o Idtech disse, por meio de assessoria, que o contrato é feito da seguinte forma: a prefeitura diz quais serviços precisa, a OS faz um planejamento, e a própria prefeitura avalia quanto deve ser pago. Caso a organização aceite, o acordo é fechado. “A prefeitura questionou valores e chegamos a diminuir o custo pelos serviços prestados.”, conclui.

Teleconsulta
Pelo Teleconsulta, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aparecida agendam as consultas básicas eletivas de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, pelo telefone 0800 646 1590. Temporariamente o serviço está suspenso, portanto os usuários do SUS devem se dirigir às unidades de saúde para agendar a consulta. As consultas marcadas pelo serviço Teleconsulta até quinta-feira (30/11) serão realizadas normalmente.

Ame
O Ambulatório Médico Especializado (AME) está localizado no Jardim Nova Era e agora, que a prefeitura vai gerir, os médicos devem ser lotados nas unidades de saúde do município ou concentrados em apenas um Cais. A Secretaria de Saúde de Aparecida afirmou que irá definir a melhor estratégia. Quem havia agendado consulta no AME será avisado sobre o novo local de realização das consultas. Segundo o secretário de Saúde de Aparecida, o objetivo é manter o AME funcionando no mesmo prédio.



Comentários

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  • 02.12.2011 03:27 Luciana

    Esse povo não sabe nem mentir,fica ai inventando coisas,sendo que foram a própria empresa que nos dispensou,e não sabe nem quando volta,até segunda ordem.Quando foram publicar algo assim,estejam certos que a informação é veridica.Mais nessa historia a Prefeitura quanto o Idtech estao errados.

  • 02.12.2011 03:07 Paula

    Acredito que esta reportagem esteja equivocada. O que aconteceu é que o Tele Consulta já vinha dando sinais que iria romper mesmo com a Prefeitura de Aparecida de Goiania desde princípios de outubro e nada foi feito. A culta não foi dos trabalhadores que abandonaram seus postos. Isso seria simplificar uma questão que é muito mais complexa que isso. O Sistema Único de Saude nao merece a devida atenção do Governo já faz tempo. Demora nas consultas, falta de médicos, meses esperando um especialista, é preciso reever o que realmente aconteceu e nao ficar veiculando informações incompletas querendo jogara culpa somente no Idetech, embora tenha sua parcela. A culpa é da prefeitura juntamente com o Idetech . Esta é mais uma prova do descaso com relação à população que infelizmente tem que pagar impostos para alimentar um sistema injusto e que a ela não serve e dinheiro para isso não falta.

  • 02.12.2011 12:05 silviosantos

    aff repórter q nem sabe falar o q aconteceu e naum e vc q vai ficar desempregado né naum, fala mau dos funcionários pode né?

  • 02.12.2011 08:37 A

    Me desculpa, mais essa reportagem tem um erro grotesco, que vocês poderiam retratar. NÃO FORAM OS FUNCIONÁRIOS QUE PARALISARAM O ATENDIMENTO. os funcionários foram dispensados do trabalho, até segunda ordem. antes de colocar uma reportagem, voces poderiam ter verificado as informações direito!!!!

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