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Entrevista

João Furtado: "Diminuir tempo de espera é nossa prioridade no Detran-GO"

Presidente anuncia novo projetos para o órgão | 31.01.15 - 15:37 João Furtado: "Diminuir tempo de espera é nossa prioridade no Detran-GO" (Foto: A Redação/arquivo)
Adriana Marinelli

Goiânia - 
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) foi bastante criticado por usuários do órgão no início deste mês em função do elevado tempo de espera e das constantes quedas no sistema. No entanto, segundo o presidente João Furtado, a velocidade no atendimento e o padrão de qualidade dos serviços estão sendo recuperados, principalmente nas unidades do Vapt Vupt, maiores alvos de críticas neste início de ano. 

Os problemas foram identificados ainda no dia 5 de janeiro, quando o Detran-GO retomou as atividades após 15 dias de testes com a nova plataforma. Logo depois da migração do sistema de tecnologia da informação, proposta de João Furtado, os problemas começaram a aparecer. Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, o presidente garantiu que seu objetivo é "levar maior comodidade ao usuário", deixando claro que os problemas estão sendo solucionados de forma gradativa.

De fato, o órgão teve dias mais tranquilos nesta semana, quando o tempo médio de espera foi de 20 minutos. "As quedas no sistema são uma contingência. Trabalhamos para evitá-las, mormente quando decorrentes de um mal funcionamento. Só não temos controle daquelas oriundas de sistemas externos ou resultantes da queda de energia, por exemplo", afirma.

"Gostaríamos de trabalhar com um tempo médio menor, mas mesmo com o sistema estável ainda estamos sujeitos às preferências de hábitos dos usuários que preferem ser atendidos certas horas do dia e certos dias do mês, principalmente nos últimos dias, quando vencem suas obrigações. Aliás, fila é sinônimo de organização, o que nos preocupa é o tempo de espera e é pela sua redução que trabalhamos", acrescenta.

De acordo com João Furtado, que se reuniu com o governador no último dia 19, Marconi foi direto ao cobrar melhorias. "Ele foi categórico! Determinou que todo o nosso esforço seja dedicado a melhorar o atendimento ao usuário", afirma. "Vem aí um novo e melhor Detran. Mais executivo, regulador, sancionador, fiscalizador e ágil."

Conquistas e projetos
Para o presidente, a migração para a nova plataforma foi só mais uma etapa do processo de modernização do Detran-GO. Ele ressalta que o órgão trabalha com eixos prioritários, reforçando a proposta de melhorar a prestação de serviços. "CNHs em processo digital sendo entregues na residência do candidato e documentos de veículos sendo entregues pelos correios a partir de sua emissão centralizada. Vistorias terceirizadas sendo realizadas em todo o Estado. Prova eletrônica e prova de direção universalizadas no território goiano com periodicidade menor e maior proximidade do local de residência do candidato", explica.

"A operacionalização desses eixos de serviços permitirá uma série de avanços como a delegação de tarefas antes centralizadas, como por exemplo, a realização da reciclagem dos condutores pelos CFCs 'A' e 'AB'. Aliás, estudamos também delegar a esses parceiros a realização da prova eletrônica de legislação de trânsito", anuncia.
 

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