Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

MÔNYKY BARCELOS E LARA SATLER

Filmes americanos de fantasia e ficção científica são os melhores?

| 15.07.19 - 10:12
 
Goiânia - Não é incomum filmes de fantasia e ficção científica levarem fãs à loucura, lotando salas de cinema e arrecadando milhões, não só com a venda dos ingressos, mas também com produtos derivados deles. Podemos citar como exemplo Harry Potter, Star Wars, O Senhor do Anéis e o que dizer dos filmes do universo Marvel? A bilheteria mundial de Vingadores: Ultimato ultrapassou a marca de 2 bilhões e promete aumentar na versão do filme com cenas extras.
 
De acordo com o linguista e filósofo Tzvetan Todorov, o fantástico é o momento de dúvida tanto do personagem quanto do leitor, em relação a um acontecimento que parece ser estranho a sua realidade. O gênero fantástico torna-se híbrido quando são encontradas as respostas que esclarecem as inquietações.  Se o que ocorreu é algo que pode ser explicado dentro das leis naturais e da realidade tal qual conhecemos, temos uma narrativa fantástico-estranha. Se o acontecimento é algo impossível dentro das leis naturais, como voar, falar com animais, conhecer novas galáxias ou ter super poderes, temos uma narrativa fantástico-maravilhosa, pensando da literatura para o audiovisual, são  consideradas as obras de fantasia e ficção-científica.
 
Seja por meio de lendas, mitologias, sonhos ou imaginação, toda cultura carrega um pouco de sua identidade e nos enriquece de maneira única. As narrativas fantásticas nos insere nessas realidades de maneira sem igual, junto com os personagens. Então, por que afirmamos que as obras americanas de ficção e fantasia são as melhores por terem sucesso de bilheteria? Será que adotamos tal discurso por que obras de outros países estão ofuscadas pela distribuição?
 
Além disso, o sucesso de bilheteria se articula com os festivais de cinema, que são termômetros de tendências contemporâneas também nos gêneros ficção e fantasia, levando em consideração o local onde ocorrem, que tipo de pessoas costumam participar, quais são as regras que determinam a seleção das obras, o país de origem das mesmas e o status que é atribuído às obras vencedoras. Compreender quem produz, sobre o que se produz e para quem se produz, é fundamental para analisar não só o sucesso das obras em si, mas o processo de comunicação como um todo, desde a produção da obra cinematográfica e todo o contexto que a envolve. 
 
O Hugo Awards é um festival mundial de narrativas-fantásticas com categorias para produção, fãs, escrita e obras audiovisuais, que ocorre anualmente na World Science Fiction Convention (Convenção Mundial de Ficção Científica), elegendo as melhores obras de fantasia e ficção científica com indicação e votação aberta ao público participante do evento e a internautas mediante ao pagamento de uma pequena taxa. Com base em um levantamento realizado na primeira década do festival, nas obras da categoria de longa metragem vencedoras, percebemos apenas 1 obra latina e 1 obra europeia foram premiadas no Hugo Awards, enquanto 8 obras foram feitas totalmente ou parcialmente nos EUA. A única obra latina, antes de ser indicada ao Hugo Awards, recebeu 3 Oscars e concorreu a algumas outras categorias. 
 
O que é questionado em nossa pesquisa não é a qualidade das obras americanas, e sim a visibilidade e a distribuição de filmes de outros países. Também temos como objetivo de estudo os critérios seletivos dos festivais para tais obras. Afinal, percebemos que muitos países, assim como o Brasil, apresentam uma grande dificuldade na distribuição e divulgação de suas obras cinematográficas internacionalmente.
 
 

*Mônyky Barcelos é pesquisadora vinculada ao Programa de Iniciação Científica, área de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal de Goiás
*Lara Satler é pesquisadora orientadora, que investiga o audiovisual na web
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351