Goiânia - Primeiro show de um grupo de K-Pop em um estádio no Brasil traz evidência da força da cultura asiática que se faz cada vez mais presente na nossa sociedade.
Os shows do grupo de k-pop BTS que aconteceram nos dias 25 e 26 de maio no estádio Allianz Parque, em São Paulo, foram os primeiros shows do gênero musical a acontecerem em tamanha proporção no Brasil. Mas os ingressos para o primeiro show esgotaram em apenas uma hora, o que levou a confirmação de um segundo que teve os ingressos esgotados também em poucas horas. Fãs fizeram acampamento 3 meses antes apenas para ter a oportunidade de estarem mais próximas de seus ídolos.
O sucesso das vendas de ingresso para esses shows com a presença de fãs dos mais diversos estados brasileiros nos mostra a força que a cultura asiática vem ganhando nos últimos anos, fazendo-se cada vez mais presente na nossa realidade. Outro produto derivado da Ásia de alto consumo em nosso país são os animes, animações produzidas por estúdios japoneses, que tiveram ao longo de sua trajetória no Brasil períodos de altos e baixos. Desde ser exibidos em TVs abertas e por assinatura sendo constantemente veiculados até terem o acesso restrito basicamente a Fansubs, sites de fãs para fãs que disponibilizam as obras. Atualmente o cenário já conta com streamings que disponibilizam esses conteúdos em seus catálogos, mas ainda se faz necessário a figura do fomentador de discussão acerca das obras em si.
É aí que se encontra a figura do youtuber de anime, eles são comentadores que assumem o papel de críticos e discutem esses animes em seus canais na plataforma YouTube, esta tem acesso gratuito. Como exemplo podem ser citados os canais Fred | Animes Whatever, Intoxi Anime e Bunka Pop. O youtuber muitas vezes assume o papel de amigo, incentivador e anunciador para com os fãs de anime, denominados otakus, que podem muitas vezes não ter outros indivíduos em seu meio de convívio social com os quais compartilhar gostos similares. Esse público encontra, portanto, nesses canais um local de encontro e contato no qual se sente acolhido pelo youtuber e pela própria comunidade criada a partir da plataforma. O que pode ser comprovado pelos números de inscritos dos canais citados, o primeiro e maior deles conta com mais de 1,3 milhões de inscritos e com mais de 128 milhões de visualizações e os demais com mais de 700 mil inscritos.
Além do papel de entretenimento, os canais podem assumir o papel de informadores, já que trazem notícias, tendências e lançamentos sobre a produção das obras e da própria obra, como enredo e personagens. O público passa então a conhecer e ter um contato cada vez maior com uma cultura de um país do outro lado do mundo, o contato que antes era impedido geograficamente é agora propiciado pelo meio digital. O estudo dessas comunidades e apropriações feitas da cultura do outro tem relação direta com como esses indivíduos irão interagir e se comportar socialmente. Já que o maior público consumidor de ambos os produtos, k-pop e anime, é infantojuvenil. A expansão de uma cultura alheia a nossa e que se faz cada vez mais presente por meio da veiculação de sua produção em caráter audiovisual principalmente precisa ser discutida e analisada quanto a forma e conteúdo, tanto em nível de produto quanto da formação de comunidades de fãs.
*Este texto faz parte de uma pesquisa de iniciação científica com recorte no audiovisual em streaming, vinculada ao programa de iniciação científica da UFG.
*Wadna Coelho pesquisadora do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: wadnasilvacoelho@gmail.com
*Lara Lima Satler pesquisa Cinema e Vídeo em Streaming na Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail – satlerlara@gmail.com