Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fabrício Santana

Reclamar ou mudar?

| 16.10.19 - 09:50
Goiânia - Você sabe o que é reclamar? Segundo o dicionário, é opor-se por meio de palavras, queixar-se. Pode ser também exigir (o que lhe pertence); pedir ou mandar de maneira veemente; reivindicar. Já o verbo clamar é dizer em alta voz; gritar, bradar, exclamar, protestar com veemência; reclamar, vociferar.

Portanto reclamar é insistir em algo que ou é seu por direito (até aqui tudo bem) ou pedir por algo está fora do que você acredita que seja um padrão. Você reclama que o trânsito não anda quando o normal deveria ser a fluidez total. Você reclama da demora em um atendimento quando o normal seria todos serem atendidos dentro da hora marcada.

Mas e quando as reclamações são de algo que poderia ser evitado. Veja bem: você reclama das contas para pagar todo mês. Mas se você não tivesse comprado nada não teria que pagar por nada. Se você consumiu energia elétrica, água, alimento, você tem que dar algo em troca disso. E no nosso mundo atual essa troca é realizada com dinheiro.

Contudo muita gente gostaria de ter a oportunidade de consumir algo, de pagar uma conta, de ter a vida que você tem. Às vezes o que está ruim para você pode ser o sonho de consumo de alguém.

Se você acordou bem, está com saúde, tem onde morar, onde dormir, o que comer, como se locomover no mundo, então você tem muito a agradecer. Todavia se você tem um problema de saúde, mas tem como ir ao médico, agradeça por ter a oportunidade de se tratar. Se você está preso no trânsito dentro do seu carro, agradeça por ter esse conforto para ajudar no seu deslocamento.

O que quero dizer com esses exemplos é que você tem muito mais para agradecer do que para reclamar. Algumas pessoas têm por hábito, sim eu disse hábito, a reclamação. Já levantam da cama reclamando, esbravejando. Mas hábito a gente consegue mudar. Para que isso aconteça é necessário o primeiro passo, ou seja, você querer mudar esse hábito.

Gente que reclama vê ao longo da vida as pessoas se afastando, os amigos mudando, a família tolerando. É que com o passar do tempo essa coisa da reclamação vai enchendo o saco, sabe? Você vai se cansando de ficar perto de gente que só reclama. Esse tipo de gente que parece ter uma nuvem negra em cima da cabeça todos os dias vai "pulando de galho em galho" já que ninguém aguenta tanto mau humor por tanto tempo.

Reclamar para mim é clamar de novo, pedir de novo. Mas as pessoas que reclamam focam na negatividade e não na positividade. Claro que a vida tem lá suas pedras no meio do caminho. Mas quando agradecemos mais, as coisas passam a ter mais fluidez (assim como o trânsito no dia de domingo.

Sendo assim, que tal mudar esse hábito de reclamar e passar a agradecer mais? Que tal mudar o foco da sua vida para que as coisas realmente comecem a fluir e dar certo como você deseja?  Mas esteja ciente que se você não quiser, você vai continuar nesse ciclo de reclamação. E quando as pessoas se forem da sua vida não pergunte qual o problema delas por se afastarem. Olhe para o próprio umbigo e perceba que talvez o problema esteja em você. Tudo pode ser modificado. Só depende de você!




*Fabrício Santana
 é jornalista com especialização em Comunicação e Multimídia pela PUC Goiás


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351