Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Jales Naves

Histórias de família, e outras histórias, aprovadas

| 31.08.20 - 15:03
Escrever histórias, resgatar trajetórias bem construídas, mostrar realizações de quem enfrentou situações diversas para defender seus ideais tem sido uma preocupação de minha parte, ao longo de minha já longa caminhada no Jornalismo, e que agora se direciona para a literatura.

As pessoas às vezes estranham o tanto de histórias de familiares que conto em textos, sejam reportagens, matérias, artigos ou crônicas. Tem semana que é mais de uma, e por isso justifico: é que nos últimos 20 anos coordeno um trabalho nacional sobre a família Naves e divulgo os mais diferentes núcleos. Ainda, coloco em prática uma de minhas atividades preferidas, que é escrever, contar histórias, para mostrar a contribuição de cada um.

Dirigi a revista “Família Naves”, em nove edições, e publiquei o boletim “Notícias de Naves”, com mais de 260 edições, pela internet, levantando e resgatando a colaboração de cada um em sua área. Na época, em telefonemas, sentia as mais diferentes reações das pessoas, a grande maioria aplaudindo e elogiando, uns poucos criticando e outros, em menor número, indiferentes. Desde então sempre recebo telefonemas, cartas e outras manifestações que logo passo para o papel.

Um trabalho despretensioso, que ganhou espaço no jornal “A Redação”, do atento e competente jornalista João Unes, que tem oportunizado a divulgação dos meus textos.

Para minha surpresa, ontem, como faço todos os dias, ao ler o jornal, vi que duas de minhas últimas colaborações eram, naquele momento, as duas matérias mais lidas.

A que continua em primeiro lugar entre as mais lidas de hoje, sobre o primo e cirurgião plástico Afranio Marciliano de Freitas Azevedo, filho da prima Joaninha Naves de Freitas Azevedo, mereceu observações de incentivo de dois amigos.

A primeira, do jornalista Pedro Popó, de Uberlândia, que conheci há uns 10 anos em Araguari, e que me enviou uma entrevista exclusiva que fez em 2014 com o arredio dr. Afranio Marciliano, uma das poucas que ele concedeu, e achei o material excelente. Não quis deixá-lo inédito. Completei com mais informações e esses dados se transformaram numa matéria que foi bem recebida.
“Jales de Deus! Que puta texto. Que inspiração, meu amigo! Foi delicioso ler a matéria. Vou guardar na pasta que tenho do Afranio. Tive o privilégio de ser amigo do Afranio e um dos poucos jornalistas que conseguiram entrevistá-lo sobre o Caso Lamarca, que ele se negava a falar para a imprensa. Devo isso (as entrevistas) mais à amizade que tinha com ele. Fomos amigos, mesmo! Uma grande amizade”.

A segunda, do psicanalista e escritor Ítalo Campos, um goiano que trabalha em Vitória, Espírito Santo, que escreveu no grupo ‘Escritores’, do WhatsApp: “Que material maravilhoso. Reencaminhei para alguns amigos, inclusive Luiz Carlos Azedo, jornalista em Brasília e da direção da Fundação Astrogildo Pereira. Agradeço muito ao Jales”.

Uma aprovação que serve de estímulo para me manter nessa linha de trabalho, de contar mais histórias, de pessoas, de iniciativas, de realizações e de fatos.
 
*Jales Naves é jornalista, presidiu a Associação Goiana de Imprensa (AGI) em dois mandatos consecutivos (1985 a 1991).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351