Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Juliana Braga

É no ensino básico que se descobrem os talentos para o esporte

| 22.09.20 - 10:48
A descoberta de grandes talentos do esporte acontece logo na primeira infância. A aptidão para ocupar quadras, campos, tatames, piscinas ou qualquer outra arena esportiva, começa com o desenvolvimento das valências básicas, tais como correr, saltar, rolar...
O talento, a aptidão para a prática esportiva logo destaca uma criança da outras aos olhos de um profissional qualificado.

Mas o que acontece com esse talento se essa criança não tiver condições de pagar uma academia particular, um personal, um treinamento? Certamente vai durar mais alguns anos,  mas dificilmente fará dessa criança um esportista de sucesso no futuro.
Se não tivermos uma educação esportiva de qualidade dentro das escolas de base, nos CMEIS e ginásio municipais, nunca teremos uma sociedade campeã, na vida ou nos esportes.

Quem pratica esporte no Brasil sabe das dificuldades imensas para treinar, participar das competições, receber incentivo ou patrocínio.

Até aí, tudo bem. Só que não se sintam no direito de criticar os atletas brasileiros quando perdem nos jogos olímpicos para grandes potencias que investem em suas crianças.

Como lutadora de karatê, tenho uma coleção de décadas de história, de luta por incentivo, por patrocínio e por reconhecimento para a prática do esporte e para a disputa das competições mundo afora, em especial por ser uma mulher praticando esporte marcial.

Às vezes chegava a véspera de uma competição para a qual havia treinado incansavelmente durante o ano todo, e ainda assim não sabia se iria participar, pois não havia conseguido patrocínio. Cada vitória, cada medalha, cada título que eu trouxe para Goiás e para o Brasil, foram fruto de muito suor, no tatame e na vida.

Essa história poderia ser muito diferente. O talento para o esporte surge na primeira infância, é de criança que se descobre a aptidão para a prática esportiva e é nelas que devemos investir.

Uma coisa eu posso afirmar, após viver com dedicação a minha profissão de educadora física e atleta: não se descobre esse talento sem que a criança tenha a oportunidade de praticar, de experimentar, de se desenvolver.

Na contramão disso, o que enfrentamos em nossas escolas é a presença acanhada, se não, a ausência total da Educação Física escolar, a falta de professores formados em Educação Física para darem aulas e ensinarem a prática esportiva com foco no desenvolvimento real de cada um.

Na prática, a consequência disso é a seleção de classes nos esportes, é impedir que os mais pobres jamais possam se transformar em grandes atletas ou profissionais do esporte.

Diferentemente do que acontece em nossa cidade, e em nosso país, em diversos países como EUA, Canadá, Alemanha, Japão, China e outros, os esportes são prioridade na formação da cidadania e da educação. Da primeira infância ao ensino universitário há um incentivo pesado do Estado nas práticas esportivas. É por essa via que esses países conseguem formar equipes vencedoras em quase todas as modalidades a cada olimpíada. Nenhum atleta precisa bater de porta em porta para conseguir patrocínio, preocupam-se exclusivamente em treinar e treinar cada dia mais, pois é isso que um atleta deve fazer.

Tendo experenciado ao longo de toda a minha vida essa dificuldade para conseguir praticar e competir no meu esporte, o karatê, quero brigar sempre mais para que o esporte tenha espaço DE QUALIDADE nas escolas municipais e nas praças públicas, acessíveis a todos.
 
O esporte é formador de cidadania, de caráter e de grandes talentos. E isso é tudo, começa na escola.

*Juliana Braga é karateca, professora de Educação Física, voluntária das causas sociais e empresária 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.09.2020 12:06 Olivia A.M.Oliveira

    Muito bem Juliana Braga,por todas as verdades ditas neste artigo! Eu sou testemunha de tudo q disse aqui! PARABÉNS!!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351