Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Rodrigo Esteves

Técnicos governamentais: essenciais para Goiás

| 07.07.21 - 09:58
 
No dia 6 de julho, comemoramos o dia do Técnico Governamental de Goiás. O dia foi de celebrar a criação da nossa carreira, mas também de reforçar a importância da nossa categoria para o serviço público em Goiás. Estamos em todas as pastas e unidades do governo e em 76 municípios goianos, muitos em funções estratégicas. Ocupamos 115 cargos de confiança e mais de 500 funções comissionadas, entre coordenações e supervisões. Apesar da escolaridade exigida para provimento do cargo ser nível médio, quase 90% possuem nível superior, muitos com especializações, mestrados e doutorados. Esses números refletem o nosso compromisso com a excelência dos serviços que oferecemos.
 
No entanto, 4,2 mil servidores convocados, apenas 1.726 permanecem no serviço público. Por que será que pouco mais de 40% dos convocados continuam atuando na administração pública? O baixo interesse em exercer o cargo revela um pouco da realidade desta categoria, que presta uma importante contribuição à sociedade, por meio da sua dedicação e da qualidade dos seus serviços. 
 
Dia a dia vivenciamos uma distorção dos nossos salários em relação a outras carreiras. Vemos servidores que ingressaram no mesmo concurso e que já tiveram aumento de mais de 100% nos vencimentos em relação ao nosso. Essa distorção é uma injustiça enorme dentro do serviço público. 
 
E foi para agregar nossa categoria e encabeçar nossas lutas que, em 2018, criamos a Associação dos Técnicos Governamentais do Estado de Goiás, a Astego, com o objetivo de buscar a valorização da carreira, a recomposição salarial, a reposição das perdas salariais pela inflação, as evoluções na carreira nem sempre implementadas pelo Governo e a criação de um PCR próprio, este já conquistado. 
 
Em nossas buscas e negociações com o governo, sempre nos pautamos no respeito e na reciprocidade, uma vez que ambos buscamos a excelência na prestação dos serviços públicos. E para que os serviços e produtos que a população espera do Estado sejam entregues de forma eficaz, é preciso contar com a dedicação de uma área que geralmente é esquecida, a dos servidores administrativos.
 
Uma administração de qualidade depende diretamente da evolução do perfil profissional dos servidores de gestão administrativa, encontrado nas instituições públicas e estatais. E é por isso que, 6 de julho, Dia do Técnico Governamental, é o dia que celebramos a força dessa categoria. 
 
*Rodrigo Esteves é presidente da Associação dos Técnicos Governamentais de Goiás (Astego)
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 08.07.2021 12:11 Marcos Rosa de Araújo

    Nobre Presidente Rodrigo Esteves, agradecemos pelo empenho à frente da ASTEGO, Associação que é motivo de orgulho para os seus associados... Parabéns pelo empenho de sempre... Sucesso sempre...

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351