Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Wellington Matos

Goiás Social no combate à violência contra a mulher

| 28.08.23 - 10:04
“Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas. Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça”. Este trecho do poema “Aninha e Suas Pedras”, de Cora Coralina, nos permite fazer uma relação ao conjunto de esforços do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, para mudar a realidade de mulheres que sofreram violência doméstica. Esforços para recomeços numa sociedade patriarcal, machista e conservadora. 
 
Sabemos que muitas goianas não tiveram e não terão uma segunda chance de recomeço, porque parte da nossa sociedade ainda está adoecida pelo sentimento de posse, de desprezo e de aversão ao gênero. Não aprenderam a respeitar o basta e o não. Por isso a luta pelo fim da violência contra a mulher é pauta tratada como relevante, desde o primeiro dia da gestão Ronaldo Caiado. 
 
A rede de proteção à mulher, formada a partir da parceria com os mais variados setores da sociedade civil, tem criado um ambiente seguro que incentiva denúncias nos casos de violência de gênero. 
 
E o empenho direto da primeira-dama Gracinha Caiado na causa de direitos das mulheres tem feito toda a diferença na criação de políticas públicas que buscam evitar a violência, conscientizar sobre o problema, amparar as mulheres e promover sua autonomia. Integrante do Pacote Social sancionado pelo governador Ronaldo Caiado, em março deste ano, o programa Goiás Por Elas é uma dessas iniciativas que, aliado a outros tantos programas, como o Crédito Social, proporcionará independência financeira a essas mulheres.
 
Ressalta-se que a preocupação do governo estadual com a violência doméstica não é recente. Já em 2019, foi criado o Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Na mesma ocasião foi estabelecido o Comitê Gestor da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, formado por representantes de todos os poderes, além do Ministério Público de Goiás, da sociedade civil e universidades. Vale lembrar ainda da implantação do Centro de Referência da Igualdade e da Sala Lilás.
 
Só neste ano e, somando-se ao Goiás por Elas, a gestão Ronaldo Caiado colocou em prática a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deam), o Protocolo Todos por Elas – Não É Não, o aplicativo Mulher Segura e ampliou para todos os 246 municípios a atuação do Batalhão Maria da Penha da Polícia Militar. 
 
Importante frisar que o governo estadual não age sozinho no combate à violência contra a mulher. Parceiros como o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública se uniram para realizar algumas ações como o projeto Maria da Penha nas Escolas, o Projeto Recomeçar, o projeto Meu Pai tem Nome e a campanha Coração Azul, que alerta para o rico do tráfico de pessoas, sendo que cerca de 96% das vítimas deste crime são mulheres.
 
Mesmo com o posicionamento firme e atuante do Governo de Goiás, e depois de 17 anos da Lei Maria da Penha, ainda precisamos, diariamente, da mão forte do Estado para combater a violência contra a mulher. Seguiremos unidos e obstinados neste propósito, avançando com políticas públicas e reforçando ainda mais nossas parcerias já firmadas.

*Wellington Matos é secretário de Estado de Desenvolvimento Social

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351