Vivemos uma era em que o tempo se tornou o ativo mais valioso, ainda mais em Goiânia, uma das capitais que mais crescem no Brasil. A busca por qualidade de vida deixou de ser apenas um desejo para se tornar necessidade. É nesse contexto que os condomínios horizontais vem evoluindo, transformando-se em verdadeiros hubs de conveniência, lazer e conexão.
Quando criamos os primeiros projetos nos anos 1990, a maior preocupação era devolver aos goianos a liberdade e a segurança. Rapidamente, os condomínios horizontais se tornaram símbolo de qualidade de vida, mas carregavam um desafio: a dependência de serviços no dia a dia que nem sempre estavam por perto.
Ato contínuo foi o desenvolvimento do entorno destes empreendimentos, em parte promovido pelas próprias incorporadoras para trazer escolas, supermercado e outras conveniências para essa nova comunidade. Agora, vivemos uma nova fase nesta evolução. Estes serviços estão sendo implantados dentro do perímetro dos residenciais.
Engana-se que a mudança traz apenas comodidade. Ela traz também o senso de comunidade e de pertencimento, valores que se perderam nos grandes centros e os quais são tão essenciais para o ser humano. Os condomínios horizontais mais recentes resgatam o cotidiano singelo, em que os vizinhos se encontram na padaria, as crianças podem ir ao mercado buscar um item que faltou na cozinha de casa, ou podem ir de bicicleta para o esporte. Rotinas que fizeram parte da vida de muitos adultos no passado, e hoje quase uma utopia fora de ambientes controlados.
Nosso mais recente lançamento será entregue com escola de inglês, um restaurante e uma padaria funcionando dentro do condomínio. Além disso, entregaremos as casas prontas, uma outra tendência ligada à economia de tempo e praticidade tanto almejada pelas famílias. A rápida comercialização comprova a aprovação do consumidor. Todas as 600 casas foram vendidas no lançamento, movimentando o maior valor de vendas em tempo recorde no estado de Goiás neste primeiro semestre. Os números não mentem.
Goiânia, hoje, se tornou um polo de inovação em condomínios horizontais, e reflete o anseio do goiano por um modelo de moradia que una conforto à praticidade, a quietude da natureza com as comodidades da vida moderna. Nosso desafio é conciliar anseios que, em alguns momentos, parecem estar em lados opostos e assim multiplicar o tempo das pessoas. Afinal, este é o ativo de maior valor da humanidade e também o de maior escassez de nossa existência, cujas perdas jamais se recuperam. É preciso usar o urbanismo para favorecer seu melhor aproveitamento em momentos importantes e reduzir seu desperdício no dia a dia.
*Camila Alcântara é Diretora Comercial da FGR Incorporações