Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Humberto Borges

A visão aos 40 anos

| 01.08.25 - 09:21
A partir dos 40 anos, muitas pessoas começam a notar alterações sutis e às vezes incômodas na visão. Um dos sinais mais comuns dessa fase é a dificuldade para enxergar de perto, conhecida como presbiopia, ou “vista cansada”.
 
A presbiopia é uma condição natural do envelhecimento dos olhos. Ela ocorre devido à perda gradual da flexibilidade do cristalino, a lente natural do olho, responsável por ajustar o foco para diferentes distâncias, um processo chamado de acomodação. Com o tempo, o cristalino se torna mais rígido e menos eficiente, dificultando o foco em objetos próximos, como letras pequenas de um livro, mensagens no celular ou rótulos de produtos.
 
Ao atendermos os pacientes já questionamos se estão com alguns sintomas e os mais comuns da presbiopia são: dificuldade para ler textos próximos sem afastá-los, necessidade de mais luz para atividades visuais, fadiga  ocular ao ler ou usar o computador por muito tempo e dores de cabeça associadas ao esforço visual. Com as respostas positivas já podemos diagnosticar o problema de forma mais rápida.
 
Além da presbiopia, é comum surgirem outras alterações na visão que refletem o envelhecimento dos olhos: como maior necessidade de iluminação, dificuldade para alternar o foco e aparição de halos e reflexos, o que podem indicar também o início de outras condições oculares, como catarata.
 
Embora essas mudanças sejam comuns, é essencial manter o acompanhamento regular com um oftalmologista. O uso de óculos com lentes específicas para presbiopia (como os multifocais ou de leitura) pode corrigir o problema de forma eficaz. Além disso, exames periódicos ajudam a identificar precocemente outras doenças oculares associadas ao envelhecimento, como o glaucoma, catarata ou degeneração macular.
 
Enxergar bem faz parte da qualidade de vida. Compreender as mudanças naturais da visão aos 40 anos e buscar ajuda profissional ao perceber sintomas é o melhor caminho para preservar a saúde ocular e continuar desfrutando das atividades do dia a dia com conforto e segurança.

*Humberto Borges é oftalmologista 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351