Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Emerson Tokarski

As 8 Competências de Excelência

Um exercício para alcançar objetivos | 27.02.13 - 22:16
Goiânia - Hoje, uma das ferramentas mais utilizadas em processos de desenvolvimento humano em todo mundo são “As 8 Competências de Excelência”. Esta ferramenta é extremamente simples, porém muito eficaz se utilizada corretamente.

O passo inicial consiste em definir aonde se quer chegar como profissional. Visualize o mais “longe” que puder enxergar, seja um cargo ou mesmo o próprio negócio. Pode ser também utilizado a curto ou médio prazo, se estiver em vista se candidatar a uma vaga ou a uma promoção.

Agora, depois que já se viu como futuro presidente da Petrobrás, do Banco Central, ou da sua empresa mesmo, o segundo passo é pensar: quais são as 8 competências que uma pessoa deve ter em excelência?

Aqui cabe um conceito sobre competência: "competências ou habilidades (alemão Fähigkeiten, inglês abilities) são, em psicologia, os traços de personalidade que permitem ao indivíduo atingir determinada realização ou desempenho."

Ou seja, quais são as habilidades que aquele cargo que almeja exige? Uma dica: muitas empresas já têm isso listado na própria descrição do cargo. Se por acaso pensar que é difícil escolher ou identificar 8 competências, reflita que é para ser desafiante mesmo, pois aqui você pode estar começando a traçar seu caminho para o sucesso.

Depois de listar, ordene por grau de relevância, importância, onde a primeira é a principal competência que o cargo exige e a oitava, e a oitava, a de menor relevância, mas importante também.

Agora, olhe bem para elas e pergunte-se com total sinceridade, autocrítica, mas sem ser severo ao extremo: “hoje qual é a minha nota para cada uma dessas competências? Que nota eu me daria atualmente para estas 8 competências?”

Não precisa ficar com medo de dar nota baixa, ninguém vai ver. O objetivo da ferramenta não é enxergar os problemas, e, sim, a solução.

Depois das notas, escolha as duas competências que são mais importantes para você desenvolver no momento. Vale observar que nem sempre serão as duas primeiras competências que elegeu, pode ser alguma que esteja com a nota mais baixa, mas escolha também pelo grau de relevância.

Depois de selecionar, faça um Plano de Ação de como aumentar cada uma das duas notas. Qual nota quer atingir daqui 6 meses? Em quanto tempo quer chegar no ápice? Quais cursos, livros, profissionais podem apoiar esse desenvolvimento? Quais atitudes e convicções é preciso mudar ou aprimorar?
Pense nisso tudo e comece com ações simples: ler mais, fazer listas de prioridades e assim por diante. Mas comece o quanto antes.

Essa ferramenta pode lhe fornecer um universo de novas possibilidades para seu desenvolvimento, só depende de você. Boa sorte e ação!

Emerson Reinert Pereira Tokarski é Master Coach pela Fundação Internacional Condor Blanco, do Chile, e graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás e em Administração pela PUC-GO

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 28.02.2013 14:50 Tais Zago

    Parabéns! Ótimas dicas para se conseguir o emprego dos sonhos!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351