Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Emerson Tokarski

Sete lições de liderança com Paul McCartney

Um verdadeiro líder nato | 09.05.13 - 20:50
Sem dúvida o Sir Paul McCartney deixa qualquer líder com uma certa invejinha e todos da área de coaching orgulhosos. É impressionante o exemplo de liderança dele. Quer saber o porquê? Vamos aos 7 acertos de Paul:

1) Love, love, love....O que faria um senhor de 70 anos, bilionário, marco da música mundial, integrante de uma das, se não a, banda mais famosa do mundo a continuar em plena turnê, chegando aonde poucos nomes Internacionais tiveram a ousadia de trabalhar, como Goiânia? Ele simplesmente ama o que faz. E ponto final. Se você acha lorota, te pergunto: você conhece alguém que se tornou bilionário em uma atividade profissional que não gostasse? Pois é!

2) Empatia: sir Paul vem a Goiânia, e ainda fala para a plateia "Trem Bão". Ele sabe muito bem que estão todos ali para ouvirem as canções que fizeram história e ele não precisaria falar nada em português pra agradar, mas ele fala, e muito. Aliás, ainda entra correndo com a bandeira do Brasil quase no fim do show. Empatia é se colocar no lugar do outro e um líder de verdade faz isso o tempo todo.

3) Respeito, concentração e determinação: quantas pessoas que você conhece já deram chiliques quando uma mera mariposa chega perto? E se uma "banda completa" de gafanhotos resolvesse atrapalhar bem na hora do seu "trabalho principal", o que você faria? Reclamaria, com certeza pararia de fazer seja lá o que fosse e muitos dariam um jeito de exterminar esses bichos. E o que o bilionário de 70 anos ídolo mundial fez? Nada.... ele sabia que havia milhares de pessoas olhando pra ele, ele teria o direito de parar a música, pedir pra que o pessoal de apoio "limpasse" a área, mas o que ele fez? Continuou tocando, piano ainda por cima. Gafanhotos no braço, no cabelo, dando rasante, no piano e ele continuou.

E fez mais, tornou um "problema" em um trunfo, interagindo com os gafanhotos, arrancando risadas da plateia e esbanjando sua grande....

4) Simpatia: essa sem dúvida já é uma marca desse músico incrível. (Imagina por quantos mosquitos você já parou de trabalhar, por quantos problemas minúsculos você já perdeu o foco. Imagina alguns "gafanhotos".)
 
5) Inovação e profissionalismo: o cara tem 70 anos de idade, é bilionário com um mega repertório de sucesso, talvez o maior da história, e o que ele faz? Toca músicas inéditas, como ele mesmo fez questão de frisar em vários momentos do show: "Esse é o segundo lugar no mundo que toco essa canção". Ele podia se apegar ao passado, mas ele continua caminhando! E com profissionalismo, aliás, quanto profissionalismo! Batemos palmas quando um artista nacional toca por mais de uma hora e meia, quando chega a duas horas é o extremo. Paul tocou por 2 horas e 40 minutos.

6) Bem estar e saúde: se você ainda não percebeu, ele tem 70 anos de idade. Sim 70 anos de idade e tocando 2 horas e 40 minutos, e não tomou um mísero pingo de água em cima do palco, não perdeu o foôlego e não parou. Ah, sim, ele é um astro do Rock e esteve em todos os ambientes "insalubres" que os outros astros que morreram com 27 anos.

7) Liderança e carinho: é nítido a liderança que ele tem em sua banda e o carinho que trata todos os membros dela. Ele interage com todos com olhares, gestos, dancinhas e assim por diante. Sabe comandar a banda e mostra a liderança pelo exemplo que sem dúvida conquistou no mundo todo.

Sim, "É impressionante o exemplo de liderança desse cara!".

Obrigado Sir Paul MacCartney por essa aula prática de Coaching e Liderança.

Ah, e obrigado pelo show inesquecível também!

Emerson Reinert Pereira Tokarski é Master Coach pela Fundação Internacional Condor Blanco, do Chile, e graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás e em Administração pela PUC-GO

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.02.2014 19:40 Carol

    Fui no show, amei!! Li esse artigo na época em que foi escrito e cito ele para meus colegas até hoje!!

  • 19.05.2013 21:46 Lucelena Melo

    Parabéns Emerson pela aula de gestão, ética e e respeito ao próximo!!!

  • 10.05.2013 16:35 Tais Zago Cassiano

    Ótimas lições!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351