Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Henrique Tibúrcio

Advocacia garante cidadania

Direitos confundidos com privilégios | 09.08.13 - 20:41
Por vezes confundidos com privilégios, os direitos e prerrogativas da advocacia são as ferramentas que garantem a qualquer pessoa o exercício pleno e concreto da sua cidadania. A advocacia atua para defender princípios constitucionais como acesso à Justiça, direito à ampla defesa e ao contraditório, aqueles que determinam, na prática, esse bem mais precioso de qualquer Estado efetivamente democrático: a cidadania.

Essa importante função democrática faz com que advogados e advogadas mereçam destaque na sociedade, pois são profissionais de função indispensável para a administração da Justiça, como bem determina a Constituição Federal de 1988. Profissionais que enfrentam, cotidianamente, o exercício da advocacia com vigor e empenho.

Por tudo isso, o Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto, é uma data de comemoração para todos nós, mas é, certamente, momento também de refletir e revigorar a intensidade de nossas lutas. As vitórias da advocacia são muitas desde a criação do primeiro curso de Direito no País, em 1827. A categoria enfrentou muitos desafios e se fortaleceu na construção da mais importante entidade civil do Estado brasileiro, a Ordem dos Advogados do Brasil.

Esse é o mérito, e ao mesmo tempo, o maior presente para todos os advogados brasileiros, uma instituição sólida e profundamente comprometida com suas finalidades e deveres. Em mais de 80 anos de história, a atuação da OAB extrapolou, em muito, as funções corporativas e se tornou, em razão da essência da advocacia, a principal aliada da sociedade.

Sem amarras partidárias, a Ordem é, posso afirmar com tranquilidade, a Casa da Cidadania, a principal porta-voz da população brasileira, desafiada, diariamente, por um Estado que foge às suas responsabilidades impunemente. A postura do cidadão em relação à ineficácia das administrações está mudando. Assistimos surpresos e entusiasmados às manifestações que mostraram aos nossos governantes o vigor e a determinação do povo brasileiro. E, mais uma vez, a Ordem se fez presente.

A permanente valorização da advocacia é a nossa principal luta. Só assim podemos fazer valer nossa importante função social. Respeitado e valorizado no seu cotidiano profissional, o advogado deve atuar sem restrições. É exatamente por isso que lutamos diariamente na OAB-GO. A rotina da entidade soma inúmeras conquistas e, como disse, elas são sempre celebradas como vitórias de uma categoria que alcança mais de 23 mil inscritos em Goiás. No entanto, nossa luta é constante e vigilante.

O dia 11 de agosto é um marco na nossa história por representar a efetividade da Justiça no Brasil e o início da história da advocacia no País. Pela carga simbólica que possui, este dia merece, verdadeiramente, ser reverenciado por toda a sociedade. Parabéns às advogadas e advogados goianos, vocês merecem uma entidade fiel aos seus princípios e à altura da sua importância. E a OAB-GO se empenha para fazer com que a categoria seja cada vez mais valorizada e reconhecida pela sua forte atuação em todo o País.

Henrique Tibúrcio é presidente da OAB-GO

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351