Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luciana Jaime Albernaz

Encantos de Goiás para o mundo na ponta dos dedos

Destaque para as riquezas naturais | 08.09.14 - 18:06
Goiás abriga riquezas naturais e culturais quase que únicas no planeta. Os casarios da cidade de Goiás, a art decó na Capital, as igrejas de Pirenópolis, as praias do Rio Araguaia, as águas termais de Caldas Novas, as cavernas de Terra Ronca e as cachoeiras de Alto Paraíso, Corumbá de Goiás e Serranópolis são marcas “registradas” de um Estado pra lá de encantador.
 
A multiplicidade de atrativos oferta ao turista todo tipo de passeio, passando pelo turismo rural, religioso, de aventura até o ecoturismo. Na gastronomia, pratos típicos também são exemplos de diversificação e sucesso, como o tradicional arroz com pequi, a pamonha e o empadão. São belezas e alimentos capazes de encantar visitante de toda parte.
 
No entanto, mesmo com essa quantidade e qualidade de atrativos, Goiás ainda é referência apenas pelo turismo de negócios. Cerca de 80% dos recursos movimentados pelo setor no Estado se concentram em Goiânia. Em 2012, só para citar um exemplo, estima-se que o turismo de negócios tenha gerado R$ 450 milhões em impostos municipais e estaduais na capital.
 
É um volume considerável de recursos e, é bem verdade, impossível de ser fatiado entre as demais cidades. Mas é possível criar atrativos para que os pequenos e médios municípios com potenciais turísticos também alavanquem suas receitas. Com capacitação e treinamento, Goiás pode duplicar o número de turistas num tempo razoavelmente curto, favorecendo, especialmente, as micro e pequenas empresas.
 
Investimento em marketing e comunicação são estratégias eficientes de divulgação. Mostrar ao Brasil e ao mundo o que temos de melhor. O Sebrae Goiás tem como estratégia eficiente em âmbito nacional e internacional o acesso ao mercado por meio de participação em feiras e rodadas de negócios.
 
Mas é preciso, sempre, inovar. E foi o que o Sebrae Goiás fez com a criação de um aplicativo para telefone celular que reúne oito Circuitos Turísticos de Goiás (Pegadas no Cerrado, Fé no Coração do Brasil, Quintais de Goiás, Águas Termais, Cidades Históricas, Vale do Araguaia, Chapada dos Veadeiros e Serra da Mesa). Disponível para os sistemas operacionais IOS e Android, os destinos foram organizados por segmento e região.
 
Um pequeno guia, com fotos, detalha os circuitos turísticos nos celulares, inclusive com previsão de tempo. Apresenta, ainda, culinária, ecoturismo, artesanato e pesca, dentre outros atrativos. Uma das vantagens é que o aplicativo é vinculado ao GPS do celular e, por isso, consegue marcar a distância de onde o turista está até o destino. O aplicativo é uma eficiente estratégia de acesso ao mercado de forma coletiva. São informações rápidas e fáceis nas mãos do consumidor.
 
Inovar é o caminho do crescimento, independente da área de atuação. É o atalho para aumentar a riqueza de Goiás. Fazer com que os micro e pequenos negócios se desenvolvam é missão do Sebrae.

*Luciana Jaime é Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Goiás

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351