Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Alessandra Vieira Martins

Como falar de si mesmo numa entrevista de emprego?

Parece simples, mas não é | 13.11.14 - 14:32
 
Goiânia - Parece simples, mas muita gente tem dificuldade para falar de si mesma. Seja por timidez, receio de se expor ou pura falta de conhecimento. Justificativas não faltam. A realidade é que o momento de falar de si mesmo é o momento mais temido pelos candidatos!
 
A entrevista de emprego, por si só já mexe com o emocional, pois é um momento em que o candidato está sendo observado e testado. Os ânimos ficam à flor da pele.
 
Os processos seletivos estão a cada dia que passa mais focados no comportamental. Lógico que a capacidade técnica conta e muito, mas a personalidade, inteligência emocional e autoconhecimento fazem total diferença e podem ser fator de “desempate” em caso de dúvida entre um candidato e outro.
 
Conhecer as qualidades é importante para a empresa visualizar de que forma você será útil na equipe e os defeitos são interessantes para o selecionador entender quais são suas limitações, bem como deverá trabalha-las dentro do time.
 
É importante que o candidato saiba falar também dos pontos fracos, afinal, falar das qualidades é relativamente fácil. É duro reconhecer nossas dificuldades e principalmente mostrar como lidamos com elas a fim de minimizar impactos negativos no desempenho.
 
O segredo é falar naturalmente, tanto das qualidades quanto dos defeitos, sem parecer arrogante ou acomodado. Quando se referir às qualidades esqueça a falsa modéstia. Fale abertamente e valorize suas realizações.
 
Outra dica importante é fugir das respostas padrão como dizer que o pior defeito é ser perfeccionista ou ansioso. Essas respostas estão bem manjadas pelos profissionais de seleção. É um jeito de fugir (ou se sair “bem”) desse tipo de questão.
 
Seja sincero ao falar dos seus defeitos e lembre-se de dizer o que tem feito para melhorar esses pontos fracos. Isso dá credibilidade e afirma seu interesse em desenvolvimento pessoal.  
 
*Alessandra Vieira Martins é gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH, empresa especializada em recrutamento e seleção.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351