Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lisandro Nogueira

Meu comentário sobre o triste vencedor do Oscar

"É um dos filmes mais fracos e limitados" | 29.02.16 - 18:31

Goiânia - "Spotlight" (vencedor do Oscar) é um dos filmes mais fracos e limitados que conquistou o prêmio. O tema é forte (pedofilia na Igreja Católica), mas a narrativa é comum e os atores são bisonhos. Há cem anos Hollywood faz esse tipo de narrativa: o naturalismo/realismo que engana o espectador com a verossimilhança (se é semelhante com a verdade do mundo eu tenho que acreditar) pouco inteligente.
 
É o tipo de filme construído para você dizer: "isso tudo é verdade e aconteceu na vida real". Não há nuances e personagens com certa densidade. O espectador só tem uma saída: chancelar o enredo (história) porque os elementos são apresentados pela velha forma realista típica do século 19, ou seja, o que você está assistindo é a verdade plena.
 
E como o filme é inspirado num "acontecimento jornalístico", não há porque duvidar da "sinceridade" dos fatos. Sendo assim, a cobertura da imprensa já seria suficiente. Um filme sobre um tema tão forte poderia ter qualidades estéticas: tratamento da fotografia (tons mais escuros), diálogos inteligentes (e não aquela tagarelice investigativa bem risível) e direção de atores mais convincente (são cansativos no seu esforço altruísta e nos movimentos e gestos mais que comuns).
 
PS: para ficar como reflexão: "Spotlight" e "O filho de Saul" ganharam prêmios. Filmes fracos, emocionam para enganar, que repetem o velho lobby de quem tem o dinheiro em Hollywood.

*Lisandro Nogueira é professor de cinema na Universidade Federal de Goiás desde 1989. É mestre em Cinema e Televisão pela ECA/USP. Doutor em Cinema e jonalismo pela PUC/SP. Professor do programa de Pós-Graduação do Mestrado/Doutorado em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Dirigiu a Cinemateca Brasileira em São Paulo (2013/2014). Atualmente é diretor do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351