Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Pedro Alves de Oliveira

Reformas, avante!

| 19.01.18 - 16:12
2018 já começa com um enorme desafio: o de continuidade da recuperação econômica e fiscal de nosso País. Assim como foram decisivos para a economia os avanços alcançados com o estabelecimento da PEC do Teto dos Gastos, a regulamentação da terceirização e a aprovação da Reforma Trabalhista e da convalidação dos incentivos fiscais, é fundamental que a agenda positiva tenha prosseguimento no Congresso Nacional.
 
A expectativa do setor produtivo é positiva para este novo ano: crescimento do PIB industrial na casa dos 3%, aumento de 2,8% no consumo das famílias e queda de 1% na taxa de desemprego. A inflação deve continuar sob controle e confiamos na continuidade da queda da taxa Selic - para 6,75% - e dos juros reais para uma média anual de 2,9%.
 
Olhamos com otimismo para o futuro, entretanto sem perder o foco no presente. Nesse sentido, é salutar que avancemos com as reformas da Previdência, tributária e política, além de promover a desburocratização da economia e maior debate em torno do spread bancário - que sufoca toda a classe produtiva (empresários e trabalhadores) -, principalmente diante deste novo momento, com baixa inflação e significativa queda da taxa Selic.
 
Perseguir a austeridade fiscal deve ser o centro dos esforços do poder público. O rombo é enorme: em 2017, o número consolidado para o setor chegava a um saldo negativo de RS 163 bilhões. Alcançar o equilíbrio fiscal é fundamental para que consigamos retomar nossa capacidade de invés Limento, trazendo força à nossa economia e de volta o virtuoso ciclo do incremento da produção, da geração de mais postos de trabalho e do aumento do consumo.
 
São muitos os desafios, mas renovamos nossa esperança diante dos avanços já alcançados. É preciso manter o foco, principalmente neste ano eleitoral, indo de forma consciente e responsável às umas para escolher nossos representantes estaduais e federais para os próximos quatro anos. Talvez este seja nosso mais importante dever de casa e que vai determinar o êxito do País para as próximas gerações.
 
Enfim, o ano novo começa com grandes expectativas pela continuidade da agenda positiva que tirou o Brasil do atoleiro. Agora, é engatar a primeira marcha e acelerar com responsabilidade rumo ao crescimento sustentado.
 


*Pedro Alves de Oliveira é empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351