Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

/ contato@aredacao.com.br

Histórias da Copa

1938 - Copa da França

Competição precedeu início da II Guerra | 08.04.18 - 08:00 1938 - Copa da França (Foto: site Fifa/Popperfoto)
Mônica Parreira

Goiânia -
A tensão que precedeu a II Guerra Mundial não impediu a realização da Copa do Mundo na Europa. Ao menos nos estádios, os torcedores puderam viver momentos de alegria durante o torneio que durou 15 dias. Foi o último grande evento esportivo realizado antes da guerra, que teria início no ano seguinte.

Argentina e Alemanha, que demonstraram interesse em sediar o evento, perderam nos bastidores para a França. A sede foi escolhida em homenagem ao francês Jules Rimet, presidente da Fifa e um dos criadores da competição. 

Insatisfeita por não poder sediar a Copa, a Argentina promoveu uma espécie de boicote e se recusou a participar do evento na França. A decisão influenciou a Bolívia, que também desistiu de competir. O Brasil foi o único representante da América do Sul.
 


 A Copa
Dois estádios foram projetados para o Mundial na França: o Vélodrome, em Marselha, e o Parc Lescure, em Bordeaux, completando a lista de oito sedes oficiais.


Itália é bicampeã do Mundo (Foto: site Fifa/Popper Foto)

Sensação do momento, a Itália foi campeã olímpica em 1936 e chegou na França com dois objetivos: conquistar o bicampeonato mundial e continuar mantendo a hegemonia no futebol. Já na estreia, a Squadra Azzurra anotou a primeira vitória, que foi contra a Noruega, por 2 a 1.
 
Depois, eliminou a anfitriã França, vencendo por 2 a 1 nas quartas, e o Brasil (2 a 1), nas semifinais. O título saiu dos pés de Piola e Colaussi, que marcaram dois gols cada na vitória por 4 a 2 sobre a Hungria.

 Seleção Brasileira
Depois de ser mero coadjuvante por duas vezes, o Brasil finalmente começou a mostrar sua potência nos mundiais. Leônidas Domingos, o Diamante Negro, foi a bola da vez. O atacante marcou sete gols e garantiu a artilharia de 1938. 
 
No coletivo, a seleção brasileira também exibiu sua qualidade. Além de vencer a Polônia por 6 a 5 na estreia, o time comandado por Ademar Pimenta passou pela seleção tcheca (2 a 1).

Na semifinal, enfrentou a Itália. Sem Leônidas, que foi poupado, o Brasil perdeu por 2 a 1. A seleção verde e amarela garantiu o terceiro lugar geral ao vencer a Suécia por 4 a 2.

 Curiosidades
- Somente quatro atletas da seleção italiana que conquistaram o Mundial em 1934 levantaram a taça do bicampeonato. Quem também escreveu o nome na história foi o técnico Vittorio Pozzo, primeiro comandante bicampeão mundial;
 
- O polonês Ernest Wilimowski foi o primeiro jogador a fazer quatro gols em uma única partida do torneio. Apesar do feito, a seleção da Polônia perdeu para o Brasil por 6 a 5, jogo que ficou conhecido como um dos mais emocionantes da história;


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

/ contato@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351