Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

/ contato@aredacao.com.br

Histórias da Copa

1974 - Copa da Alemanha

Holanda recebe apelido de Laranja Mecânica | 02.05.18 - 07:30 1974 - Copa da Alemanha (Foto: site Fifa)

Mônica Parreira 
 
Goiânia - O sonho antigo dos alemães de sediar a Copa do Mundo foi realizado em 1974. O país, que décadas antes foi impossibilitado de receber o torneio por causa do regime nazista e pelo envolvimento na II Guerra Mundial, não só promoveu o torneio como foi o campeão.

Grandes seleções não conseguiram avançar durante as eliminatórias, como Inglaterra, Espanha, Rússia e França. Por outro lado, além do já classificado Brasil, outras duas potências do futebol sul americano garantiram vaga: Argentina e Uruguai.
 
Nove cidades da Alemanha Ocidental receberam o torneio. Às vésperas, a organização divulgou o mascote da edição. Tratavam-se de dois bonecos, Tip e Tap, que simbolizavam a união esportiva entre a Alemanha Ocidental e Oriental. 
 

 
 A Copa
 O troféu ficou com a Alemanha, mas a bola da vez durante todo o campeonato foi a Holanda. Não foi à toa o apelido que recebeu de Laranja Mecânica, pelo futebol forte e ofensivo que apresentou.

Nomes como Johan Cruyff, Franz Beckenbauer e Gerd Müller ditaram as regras da Alemanha Ocidental dentro de campo. O revés da estreia, com vitória da vizinha Oriental por 1 a 0, foi o único tropeço na trajetória. Na segunda fase, os alemães venceram da Iugoslávia (2 a 0), Suécia (4 a 2) e Polônia (1 a 0). 


(Foto: site/Fifa)

Eis que na final, duas grandes seleções bateram de frente. Enquanto os donos da casa buscavam vitória diante de sua torcida, a Holanda queria confirmar o favoritismo nos 90 minutos finais da Copa de 1974. Não deu para a Laranja Mecânica, que acabou derrotada por 2 a 1. A Alemanha levantava a taça do Mundial.

 Seleção brasileira
Zagallo era novamente o técnico da seleção brasileira, que começou a Copa de 1974 com dois empates sem gols, contra a Iugoslávia e Escócia. O primeiro triunfo chegou apenas na terceira rodada, quando Jairzinho, Rivelino e Valdomiro marcaram os gols da vitória por 3 a 0 sobre o Zaire.
 
A campanha até aqui foi suficiente para garantir vaga na segunda fase. Contra a Alemanha Oriental, o Brasil aplicou uma vitória simples, por 1 a 0, e depois venceu a Argentina por 2 a 1.

Estava tudo bem até que a seleção tricampeã enfrentou a Holande, sensação da Copa. Resultado? A equipe verde e amarela foi derrotada por 2 a 0 e voltou para casa mais cedo.

 Curiosidades
- A Fifa tinha novo presidente. O brasileiro João Havelange assumiu o lugar do inglês Sir Stanley Rous, e se tornou o dirigente máximo da maior entidade de futebol do mundo;
 
- A Copa de 1974 contou com algumas alterações no regulamento. A segunda fase, que era tão temida pelas seleções por se tratar de mata-mata, passou a contar com grupos de quatro equipes. Os primeiros colocados de casa um se classificavam para a final, sendo que os segundos disputavam entre si o terceiro lugar;
 
- Como a taça Jules Rimet pertencia ao Brasil, por ter vencido três edições do torneio, foi necessário a criação de outro caneco, que recebeu o nome de troféu Fifa.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

/ contato@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351