Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Elisa A. França
Elisa A. França

Jornalista formada pela UFG, especializada em comunicação ambiental, com passagem pelo Greenpeace e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). / eafranca@gmail.com

Ambiente Urbano

Cuidado com a lâmpada fluorescente

O produto contém mercúrio, que é tóxico | 04.05.12 - 17:17

Nem todo mundo sabe, mas a lâmpada fluorescente, que tanto contribui para reduzir nossos gastos com energia elétrica, é um produto potencialmente tóxico. Em seu interior, há vapor de mercúrio, um metal pesado que pode causar danos à saúde de quem o inalar ou de quem tocar nele. Por exemplo, quando uma lâmpada se quebra. O sujeito pode ter dor de cabeça, tontura, náusea ou até ter problemas nos rins, fígado, pulmão ou cérebro. É um caso sério
 
Mas outro problema é que, em Goiânia, praticamente não há onde o consumidor possa deixar suas lâmpadas usadas. Apesar de a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) determinar seu recolhimento por parte dos fornecedores (fabricantes, importadores, distribuidores, lojas etc), o assunto ainda está em discussão pelo setor. A previsão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) é que se aprove um acordo, de como essa coleta irá funcionar, no segundo semestre. Quem sabe ainda em 2012 veremos isso entrar em funcionamento em algumas cidades. 
 
Por enquanto, não temos muito mais que fazer além de levar nossas lâmpadas “queimadas” para a loja da Leroy Merlin – no caso de Goiânia. É uma prática nacional da rede, que faz esse “favor” em todas as suas 25 lojas pelo país. Digo “favor” porque as lojas inclusive pagam para que cada lâmpada seja recolhida. Segundo a Lumitech, empresa que presta esse serviço aqui na capital, o valor é de R$ 0,90 por lâmpada – seja ela tubular ou compacta
 
A Lumitech, por sua vez, separa todos os componentes das lâmpadas (alumínio, vidro e mercúrio) para então despachá-los para uma empresa em São Paulo (Naturalis). Se essa “descontaminação” não é feita e a lâmpada se quebra, ela se torna um material contaminado e não pode mais ser reciclada.
 
Vale lembrar que mais empresas podem tomar a iniciativa de darem uma destinação correta às lâmpadas fluorescentes – de seu próprio consumo e também de seus clientes. Quem sabe até condomínios de prédios ou casas. Isso porque empresas como a Lumitech não recolhem pequenas quantidades, ou seja, é preciso haver uma soma significativa para justificar a viagem. Alguém se habilita?

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 02.06.2015 10:16 eliene de souza e silva

    Preciso contatar urgente um representante da Lumitech Sr. Geraldo ou Sr.Gilberto pois o contato que tenho dos mesmos celular não atende. MOTIVO, eles que nos atendia aqui na SAGA VEICULOS no assunto de coleta de lâmpadas e descontaminação, e tenho necessidade urgente de descartar, devido visita de auditoria e também não tenho local adequado.

  • 18.02.2015 15:50 cond. edf. antonieta amorim

    BOA TARDE.. TENHO UM ESTOQUE DE APROXIMADAMENTE 1OOO MIL LAMPADAS QEIMADAS E NAO JOGO FORA PARA CONTRIBUIR COM O MEIO AMBIENTE. PRECISO DE SEUS TELEFONES PRAR CONTATO. 62 3225 2974 ED. ANTONIETA AMORIM. RUA 16 CENTRO GOIANIA GOIAS.

  • 20.02.2014 17:07 Paulo Cesar Rodrigues

    Não achei informações sobre essa empresa. Quero o contato para eles recolherem as lâmpadas de onde eu trabalho.

  • 17.10.2012 10:39 Wilson Batista

    Gostei de sua iniciativa,só através de divulgação chegaremos a consientização de que devemos preservar o meio ambiente,Obrigado.

  • 07.05.2012 11:38 Bernadete

    Parabéns às lojas que fazem este tipo de trabalho em prol de nosso meio ambiente. Parabéns a vc também, Elisa, que publica estas informações, focando nossa atenção para estes problemas ambientais tão importantes para a saúde de todos nós!

Sobre o Colunista

Elisa A. França
Elisa A. França

Jornalista formada pela UFG, especializada em comunicação ambiental, com passagem pelo Greenpeace e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). / eafranca@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas