Meu primeiro contato com a família Valle ocorreu em 2008, na cidade de São Paulo. Naquele ano, conheci a Senhora Helena Valle, a jovem Yara Valle e o Senhor Guatemoc Valle, respectivamente, nora, neta e filho do Flausino. À época, eu estava na graduação e investigava a vida e obra do violinista-compositor em uma Iniciação Científica - trabalho que introduz o aluno de graduação na pesquisa. A partir daí, mantive um ótimo contato com a família Valle e, hoje, temos uma relação de amizade. Surpreendentemente, em 2017, eles me cederam o violino do Flausino, que estava guardado desde 1954. Em 2019, após fazer alguns reparos necessários neste instrumento, tive o privilégio de usá-lo no Recital de estreia no III Encontro de Cordas Flausino Valle, na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Tenho procurado retribuir toda a confiança depositada em mim pela família, produzindo e honrando o nome do Flausino Valle no Brasil e no exterior.
Leonardo Feichas: O Encontro de Cordas Flausino Valle foi pensado por mim e pela professora Liu Man Ying como uma homenagem ao violinista. Mas, além disso, decidimos direcionar nossas atenções para alguns dos aspectos que trabalhamos em nossas rotinas, na condição de professores e artistas, ou seja, na
performance e no ensino coletivo de cordas/pedagogia das cordas friccionadas. Nesta edição do Encontro, eu pude fazer um recital com alguns dos
Prelúdios do Flausino, principalmente aqueles com os quais eu ainda não tinha muita familiaridade. Na realidade, foi um laboratório de experiências para mim e, dessa maneira, eu associo as duas coisas: divulgo a minha investigação e mostro a música do compositor neste Evento dedicado a ele. É importante ressaltar que neste ano, tivemos uma novidade. Inserimos na programação a
I Conferência Nacional Flausino Valle, um evento com características mais acadêmicas, com mesas-redondas, palestras, apresentação de pôsteres, além de espaço para a comunicação oral de trabalhos previamente submetidos à coordenação do Evento. E, claro, tudo voltado para a reflexão do ensino coletivo e pedagogia das cordas friccionadas com arco. Assim, com os dois eventos ligados, oferecemos aos alunos uma programação que reúne vivências artística e teórico-reflexivas.
Logo dos Eventos dedicados a Flausino Valle
Othaniel Alcântara: Para ficar bem claro, em sua opinião, os 26 prelúdios característicos e concertantes para violino só foram escritos, sobretudo, com objetivos pedagógicos?
Leonardo Feichas: Sim. O Flausino tem intenções pedagógicas com esses Prelúdios. Em alguns deles nota-se isso mais claramente, pois eles apresentam características de estudos técnicos, embora cada um deles esteja focado em uma determinada técnica. Porém, após conhecer os Prelúdios, pude observar que não se trata de um repertório para iniciantes, mas sim para ser interpretado e executado por alunos de nível intermediário e avançado, dentro do processo de aprendizagem do violino.
Othaniel Alcântara: Já foi mencionado nesta entrevista que, no atual estágio, sua pesquisa tem um enfoque maior no processo de construção de caminhos interpretativos para os 26 Prelúdios de Flausino Valle. Além dos aspectos mais técnicos da idiomática violinística, o que você destacaria nesta obra?
Leonardo Feichas: Um aspecto muito interessante são os efeitos imitativos na obra. Nos 26 prelúdios, é destacada a maneira como Flausino Valle combina as técnicas do instrumento com o objetivo de gerar sons que imitam situações do cotidiano de Minas Gerais do começo do século XX. A título de exemplo, posso citar sonoridades características do carro de boi, da porteira da fazenda, da batucada, da viola caipira e dos pássaros, entre outras.
Othaniel Alcântara: Finalizando, penso ser pertinente lembrar, principalmente para os nossos jovens violinistas, que Flausino Valle foi contemporâneo de outro importante violinista-compositor. Talvez os dois tenham sido os primeiros compositores a escrever para violino solo no Brasil. Peço licença ao entrevistado - que é também meu amigo - para fazer essa breve homenagem a Marcos Raggio de Salles (1885-1965), pai da minha ex-professora de violino Marena Isdebski Salles (1938).
Obrigado pela entrevista.
-------
No vídeo abaixo, Leonardo Feichas fala sobre seu objeto de estudo: a obra de Flausino Valle.