A Apple anunciou nesta terça-feira (10/11) o primeiro processador Apple Silicon para Mac, intitulado chip “M1”. O M1 é otimizado para sistemas Mac que priorizam tamanho pequeno e eficiência de energia.
O chip M1 tem uma CPU de oito núcleos, com quatro núcleos de alto desempenho, no que a Apple chama de “o núcleo de CPU mais rápido do mundo”. Os outros quatro núcleos são núcleos de alta eficiência que usam um décimo da energia e ainda oferecem alto desempenho. A Apple diz que M1 oferece o melhor desempenho de CPU por watt.
O M1 tem gráficos integrados com GPU contendo até oito núcleos, e com 2,6 teraflops de rendimento, a Apple diz que o M1 contém os gráficos integrados mais rápidos do mundo. O chip também contém um mecanismo neural de seis núcleos que pode processar 11 trilhões de operações por segundo, bem como o Secure Enclave da Apple e um controlador de armazenamento de alto desempenho.
O chip M1 pode fornecer desempenho de CPU até 3,5 vezes mais rápido, desempenho de GPU até seis vezes mais rápido e aprendizado de máquina até 15 vezes mais rápido, ao mesmo tempo que permite uma vida útil da bateria até duas vezes mais do que os Macs da geração anterior. O M1 também é construído no mesmo processo de cinco nanômetros que o chip A14 Bionic e oferece suporte a Thunderbolt 3 e USB 4.
MacBook Air com chip M1
A Apple apresentou um novo MacBook Air como seu primeiro Mac com um processador Apple Silicon personalizado conhecido como chip M1. O novo MacBook Air é até 3,5x mais rápido do que a geração anterior do MacBook Air, com desempenho gráfico até 5x mais rápido.
Principais recursos do novo MacBook Air:
-
Chip M1 projetado pela Apple com CPU de 8 núcleos e GPU de 8 núcleos
-
Um design totalmente silencioso e sem ventilador
-
CPU até 3,5x mais rápida, gráficos até 5x mais rápidos e SSD até 2x mais rápido
-
Aprendizado de máquina até 9 vezes mais rápido
-
Tela Retina de 13 polegadas com True Tone e suporte para ampla gama de cores P3
-
Até 2 TB de armazenamento SSD e até 16 GB de memória
-
Até 18 horas de bateria
-
Duas portas Thunderbolt 3 / USB4
-
Teclado mágico, trackpad Force Touch e Touch ID
-
Wi-Fi 6
MacBook Pro 13 com chip M1
A Apple apresentou o primeiro MacBook Pro de 13 polegadas com chip M1, que substitui o modelo de entrada com chip Intel de 13 polegadas, mas o chip M1 da Apple possui uma CPU de 8 núcleos mais poderosa e uma GPU de 8 núcleos com um motor neural de 16 núcleos, que quando combinado com o sistema de resfriamento ativo do MacBook Pro é até 2,8x mais rápido que a geração anterior, de acordo com a Apple, tornando-o até 3x mais rápido do que o laptop Windows mais vendido de sua classe.
O aprendizado de máquina é até 11x mais rápido e para tarefas de aprendizado de máquina no dispositivo que usam o mecanismo neural, o novo MacBook Pro de 13 polegadas é agora o notebook profissional compacto mais rápido do mundo, diz a Apple. Ele também oferece até 17 horas de navegação na web sem fio e até 20 horas de reprodução de vídeo, o que é até duas vezes a duração da bateria da geração anterior, tornando-a a mais longa duração da bateria em um Mac.
Mac Mini com chip M1
A Apple apresentou hoje um novo Mac mini com chip M1, a CPU de 8 núcleos do Mac mini oferece desempenho mais rápido do que a geração anterior. Especificamente, a Apple diz que o Mac mini movido a M1 é capaz de compilar código em Xcode até três vezes mais rápido, jogar um jogo com muitos gráficos com taxas de quadro até quatro vezes mais altas e renderizar uma linha do tempo complexa no Final Cut Pro até seis vezes mais rápido.
O novo Mac mini também possui um design térmico avançado para manter o desempenho, permitindo que ele permaneça fresco e silencioso. Ele suporta até dois monitores e Wi-Fi 6 para desempenho sem fio mais rápido.
A Apple anunciou hoje que o macOS Big Sur será lançado na quinta-feira, 12 de novembro. Ele apresentará um visual revisado com o que a Apple está chamando de a maior atualização de design do macOS desde a introdução do Mac OS X. Isso inclui a revisão da curvatura dos cantos das janelas e designs de ícones de encaixe.
Embora sutis, as alterações devem ter uma aparência nova em comparação com o macOS atual. Outras mudanças incluem janelas mais leves com translucidez adicional, um dock mais translúcido, ícones de aplicativos com uma nova forma, sons de sistema refeitos e muito mais.
Há uma barra de menu atualizada com acesso a um Control Center personalizável que inclui controles de Wi-Fi, Bluetooth e AirDrop, brilho do teclado, Não perturbe, Modo escuro, nível de som e muito mais. Da mesma forma, o Notification Center foi redesenhado com notificações mais interativas agrupadas por aplicativo e widgets de estilo iOS com personalizações em três tamanhos diferentes.
Muitos dos aplicativos originais da Apple também passaram por melhorias e revisões. O Safari é mais rápido e com maior eficiência de bateria. As mensagens agora suportam efeitos, @ menções, respostas em linha e muito mais. O Mapas suporta Look Around, mapas internos e Guias. O Fotos expandiu os recursos de edição e o Apple Music inclui uma nova seção Ouça agora.