Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Leonardo  Razuk
Leonardo Razuk

Leonardo Razuk é jornalista / atendimento@aredacao.com.br

Aumente o Som

A batalha pela identidade própria

| 13.05.21 - 15:46 A batalha pela identidade própria (Foto: Divulgação)
Leonardo Razuk

Goiânia - 
Frankenmuth é uma pequena cidade no norte dos Estados Unidos, com pouco mais de 5,5 mil habitantes, mas de características bem marcantes. Localizada a cerca de 150 km de Detroit, a cidadezinha também é conhecida como Little Bavaria por ser uma verdadeira colônia alemã incrustrada no estado do Michigan. Com ruas ladeadas com floreiras, arquitetura típica alemã e restaurantes oferecendo os melhores pratos da culinária germânica, Frankenmuth recebe milhares de turistas todos os anos para eventos típicos da Alemanha como a Oktoberfest e o Bavarian Fest. Uma lugarejo com muita personalidade, ao contrário de quatro de seus mais ilustres filhos que ainda lutam por uma identidade musical própria.


Os irmãos Josh, Jake e Sam Kiszka (vocal, guitarra e baixo, respectivamente) e o baterista Daniel Wagner formam o Greta Van Fleet, grupo de hard rock que já conquistou uma grande projeção e sucesso mundial, mas que ainda não tem uma cara e sofre com as inevitáveis e frequentes comparações com o Led Zeppelin. The Battle at Garden's Gate, o novo disco da banda, é mais uma batalha travada pelo quarteto na tentativa de se afastar das comparações e trilhar seu próprio caminho. 

O esforço da banda é louvável e a qualidade técnica não faz deles um mero pastiche do Led Zeppelin. O Greta Van Fleet não é uma banda inovadora e original, faz mesmo um rock nostálgico, com sabor, cheiro, cores e visual de passado, mas se você se livrar das comparações com o Led, poderá se divertir com seus discos e shows. E, se pensarmos bem, poucas são as bandas atuais que realmente conseguem apresentar algo inovador. O problema do GVF é que as semelhanças são muito gritantes, exageradas e passam do ponto de ser apenas uma “referência”. 

The Battle at Garden's Gate não busca romper com essa incômoda comparação sendo moderno ou modista, mas tenta afastar a banda das associações à dupla Page-Plant e explorar outros rumos, ainda que também ligados ao rock dos anos 1970. Greg Kurstin, vencedor do Grammy por trabalhos com Adele e Beck e que também já dirigiu discos de Paul McCartney e Foo Fighters, é o responsável pelo trabalho e por tentar guiar a banda por novas estradas. E um desses caminhos levou o Greta Van Fleet para o sul dos EUA. A temporada na musical cidade de Nashville fez os irmãos Kiszka se aproximarem de texturas mais sulistas, do rock do deserto e do folk rock que podem ser ouvidos em músicas como Tears Of Rain e Stardust Chords.

A faixa de abertura do disco, Heat Above, também dá outros tons ao som do Greta Van Fleet, com um climão mais progressivo, cheio de teclados, violões folk e ares que remetem muito mais ao Rush do que ao Led Zeppelin. Trip The Light Fantastic, Light My Love e My Way, Soon são outras canções que privilegiam mais a melodia e o psicodelismo do que os riffs duros do rock’n’blues zeppeliano.

No entanto, o Greta Van Fleet ainda derrapa pelo caminho. Mesmo nesse disco é possível identificar fortes (e incômodas) semelhanças com a guitarra de Jimmy Page, os vocais de Robert Plant ou mesmo a bateria de John Boham. E músicas como Broken Bells ou The Weight of Dream, com seus quase nove minutos, parecem ter a clara pretensão de ser a Stairway to Heaven dos garotos de Frankenmuth. 

Só que a guerra não está toda perdida. Nessa nova “batalha no portão do jardim”, o Greta Van Fleet arrombou algumas portas e avançou em busca de sua identidade própria. A esperança é que eles sigam nesse caminho. Afinal, são jovens talentosos que fazem música também para jovens. E com o devido amadurecimento, o Greta Van Fleet pode ser um estopim para que a geração dos algoritmos de streaming mergulhe mais fundo nesse tal rock and roll. Que os deuses nórdicos os ajudem nas próximas batalhas.

Ouça The Battle at Garden's Gate.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Leonardo  Razuk
Leonardo Razuk

Leonardo Razuk é jornalista / atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351