Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Fabrícia  Hamu
Fabrícia Hamu

Jornalista formada pela UFG e mestre em Relações Internacionais pela Université de Liège (Bélgica) / fabriciahamu@hotmail.com

Inspiração

Os donos de Goiás

| 23.07.12 - 12:13
 
Sábado encontrei com um jornalista de Brasília que, ao me cumprimentar, já foi logo dizendo: “Puxa, mas a máfia do Cachoeira tomou conta da sua terra, hein? São os donos de Goiás!”. Não é a primeira vez que escuto esse comentário de quem vive fora do Estado sobre os recentes escândalos de corrupção envolvendo pessoas daqui. Também não é a primeira vez que discordo dele.
 
Sinto muito, colega jornalista, mas Goiás pertence aos goianos. E ser goiano não é para quem quer, nem para quem se autointitula, é para quem pode e faz por merecer. Para ser goiano não é preciso nascer em Goiás, mas é indispensável honrar este Estado, lutar por ele, amá-lo de verdade e não envergonhá-lo. É imprescindível não abrir mão da decência e da honestidade.
 
Goiás é do professor Altair Sales, que à frente do Instituto do Trópico Subúmido da PUC-Goiás produz pesquisas incansáveis sobre o Cerrado e alerta para sua extinção iminente. É do fotógrafo João Caetano, que transforma cada pedaço desse bioma em arte e beleza. É do aposentado Corivaldo Ferreira que, mesmo paraplégico, não deixa de regar todos os dias, no Conjunto Itatiaia, os ipês, jatobás, carobas e sibipirunas.
 
Aos médicos que transformam o Estado em referência de excelência em suas áreas de especialidade; aos que atuam na rede pública, lutando contra a falta de infraestrutura e os baixos salários, e aos idealistas, como Danilo Maciel, que no Hospital de Medicina Alternativa mostram que a natureza pode ser uma enorme prateleira de medicamentos, é que pertence o nosso Estado.
 
Goiás é da equipe do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), que acolhe e conforta centenas de vítimas de violência doméstica. É de Ana Motta, que por meio da Asdown luta pela inclusão das crianças com Síndrome de Down. É da advogada Chyntia Barcellos, que com sua atuação incansável na área de Direito Homoafetivo ajuda a combater o preconceito aos homossexuais e transexuais. 
 
São goianos o cineasta Pedro Novaes, que com sua Sertão Feelmes mostra que se pode ir além, muito além de coisas banais como “E aí, comeu?!”; a equipe do Coletivo Cine Cultura, que com o Cinealmofada prova que a experiência de ir ao cinema pode ser muito mais acessível e agradável do que se imagina; a dupla Márcio Júnior e Márcia Deret, que com obras como “O ogro” mostram que animação é coisa séria.
 
Goiás é das equipes da Monstro e da Fósforo Cultural, que com seu apoio às bandas e seus festivais mostram que o Estado é lugar de rock de qualidade, sim senhor; é dos artistas do Estúdio Bicicleta Sem Freio, que com suas ilustrações provam que criatividade e talento não faltam por aqui; é da Quasar Companhia de Dança, que encanta o Brasil e o mundo com seus movimentos sutis e intensos.
 
O Estado pertence à gente como os membros do Pedal Goiano, que lutam por políticas públicas que garantam a mobilidade urbana com uso de energia limpa e mostram que sustentabilidade não é discurso, é prática. Pertence ao grupo Vida Seca, que também segue o preceito de que atitude é tudo e leva arte e educação ambiental a crianças carentes com o projeto “Lixo Ritmado, Batuque Reciclado”. 
 
Também são goianos de verdade os católicos que ajudam a combater a desnutrição infantil, os evangélicos que levam conforto e auxílio aos pacientes carentes nos hospitais e os espíritas que distribuem alimento para as pessoas que dormem ao relento. São goianos os ateus que, apesar de não crerem em Deus, creem nos homens e ajudam aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. 
 
Goiás é dos professores da rede pública, que enfrentam as precárias condições de trabalho e insistem em levar conhecimento aos estudantes. É dos alunos que desafiam o cansaço de quem precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mas ainda assim não abrem mão de se formar. É também daqueles que não puderam estudar, mas fazem questão de aprender com a vida. 
 
São goianos aqueles que geram emprego e renda, que tratam seus colaboradores com respeito; aqueles que trabalham incansavelmente, ainda que por um salário mínimo mensal ou menos que isso, sem desistir da meta de viver honestamente; aqueles que lutam por melhores condições de trabalho para a coletividade, que não nos deixam perder de vista que um mundo mais justo e igualitário é possível.
 
São goianas milhares de outras pessoas cujos nomes, felizmente, não caberiam nesse espaço. Aqueles que vivem em Goiás apenas para levar vantagem são os falsos filhos da terra. Hoje estão aqui, mas amanhã podem estar na Suíça, nas Ilhas Cayman ou em qualquer outro lugar que lhes seja mais conveniente do ponto de vista financeiro e do tráfico de influência. Esses não fazem história, fazem escândalos. 
 
É a essa gente que leva arte, alegria, saúde, educação, alimento, conhecimento, qualidade de vida e dignidade aos outros, não porque vai enriquecer com isso, mas porque entende essa tarefa como sua missão de vida, que Goiás pertence. Talvez o grande problema seja o fato dessas pessoas não fazerem valer sua autoridade. Como donos de Goiás, está na hora de mostrar quem manda de verdade por aqui.   

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 31.08.2012 07:58 Realidade

    ... Mas quem manda em tudo: manda roubar, manda prender - e até matar é rei a máfia do tucano cachoeira! Não há como negar!

  • 06.08.2012 09:54 Prof. Flávio Augusto Cardoso da Silva

    Parabéns pela habilidade com as palavras! só acrescentaria aqui na área da saúde os nossos dentistas que estão orgulhando nosso estado por todo esse país! amo minha profissão e tento honrar nosso estado atuando na docência odontológica no distrito federal e em consultório particular aqui em goiânia, que a cada dia recebe pessoas de até outros países para melhorar seus sorrisos em goiás! bora goiás!.

  • 06.08.2012 09:54 Prof. Flávio Augusto Cardoso da Silva

    Parabéns pela habilidade com as palavras! só acrescentaria aqui na área da saúde os nossos dentistas que estão orgulhando nosso estado por todo esse país! amo minha profissão e tento honrar nosso estado atuando na docência odontológica no distrito federal e em consultório particular aqui em goiânia, que a cada dia recebe pessoas de até outros países para melhorar seus sorrisos em goiás! bora goiás!.

  • 06.08.2012 09:53 Prof. Flávio Augusto Cardoso da Silva

    Parabéns pela habilidade com as palavras! só acrescentaria aqui na área da saúde os nossos dentistas que estão orgulhando nosso estado por todo esse país! amo minha profissão e tento honrar nosso estado atuando na docência odontológica no distrito federal e em consultório particular aqui em goiânia, que a cada dia recebe pessoas de até outros países para melhorar seus sorrisos em goiás! bora goiás!.

  • 29.07.2012 10:08 Cristiano Deveras

    Belo texto. Do tipo que reafirma a autoestima de um estado inteiro. Agora, o amigo jornalista de brasília devia se informar um pouco mais. Afinal, parece que as águas que rolam aqui, também molham por lá. ficanapaz .

  • 25.07.2012 08:28 marcia

    Parabéns, fabrícia. Vc falou tudo que estava entalado na garganta.

  • 24.07.2012 11:21 Bia Tahan

    Apoiada!.

  • 24.07.2012 05:03 Pablo Kossa

    Disse tudo, amiga! como bradam os rollin' chamas: sou goiano e foda-se! bjs!.

  • 24.07.2012 01:02 Laerte Campos

    Tráfico de influência ninguém enterra dinheiro. Todo mundo sabe que no governo não há como pegar dinheiro em espécie tudo é papel, a malandragem na verdade é o tráfico de influência e o custo empresarial embutido ou no bojo da licitação. O que deteriora à nossa economia é a incompetência e a falta de instrução dos agentes públicos. O depauperamento do estado burocrático se deve ao partido dos trabalhadores, que aproveitando a força política do lula da silva assaltou os cofres oficiais ensinando aos novos políticos que assomaram o poder, como fazer os conluios, as artimanhas, das insídias dos empresários corruptos. A nossa conclusão é que a honestidade no brasil tornou-se uma lenda. Não há escapadela fugir da realidade do mundo contemporâneo, o cassino da especulação é um jogo sujo, envolvendo todas as instituições financeiras. O centro gravitacional do mundo cão da roubalheira concentra-se ou encontra-se em brasília, uma cidade podre, que fez da nossa república, uma república podre. Destarte, a corrupção é inexaurível, cabe, a nós brasileiros, exigir dos poderes constituídos do país que faça, de bom grado ou não do governo, a implantação de uma educação sustentável. Que torna a corrupção num nível de tolerância tal, que a formação moral do povo prevaleça por meio do voto e da arregimentação da sociedade cobrando seriedade na condução da gestão pública e privada. A imprensa tem uma fundamental importância no movimento social, mesmo ainda hoje comprada e partícipe do jogo político que acoberta bandido e governo querendo por tudo instituir uma ditadura branca, que por sinal já em andamento. A ditadura gera corrupção, novamente entraremos no ciclo vicioso dos assaltos aos cofres oficiais.

  • 24.07.2012 11:22 Rogério

    Seu texto é um alento à nossa alma goiana, tão massacrada e sofrida ultimamente.

  • 24.07.2012 11:17 rafa

    Sou barrista ao máximo , e depois de ler esse artigo serei ainda mais , amo meu estado , antes de ser brasileiro sou goiano, amo minha terra, e essa ironia vinda de um candango, nao me surpreende, pq candango e gente sem indentidade, sem amor a sua terra , que vive hironizando , goias , mas morre de inveja do nosso estado , e nao saiem daqui , e tenho certeza que no fundo tem a maior vontade de ser goiano como nos, pq eles nao tem o orgulho de dizerem que sao candangos , ja nos enchemos a boca para dizer sou goiano, pq quando visitamos outros estados e dizemos que somos goianos , o tratamento e diferenciado, somos adorados e respeitados.

  • 24.07.2012 09:27 Flávio Ferreira

    Muito bem fabrícia, está na hora de fazermos valer o título de goianos que carregamos em nossos peitos e mostrar que somos os donos, mostrar que a história e o dinheiro que esse povo rouba, são nossos! e que isso não vai ficar assim!.

  • 24.07.2012 09:15 Lucelena

    Parabéns, fabricia por mostrar a alma goiana!!!.

  • 23.07.2012 09:49 Cejana Di Guimarães

    Valeu, fabrícia! goiás é de de pessoas como você. Obrigada!.

  • 23.07.2012 05:35 Maurício Zaccariotti

    Além de tudo o que você disse, fabrícia, saibam, aqueles que aquí não moravam ou residiam, que, na época da ditadura militar, o único estado do brasil que sofreu intervenção; teve seu governador cassado; 15(quinze) pessoas mortas ou desaparecidas e centenas ou, talvez milhares, de pessoas presas e torturadas, verdadeiros herois ! saiba, este imbecil jornalista de brasília que foi, graças também ao povo goiano, que hoje êle pode sair por aí dizendo as babozeiras que rosnou sobre nosso estado. Parabéns pelo artigo. Mauricio.

« Anterior 1 2 Próxima »

Sobre o Colunista

Fabrícia  Hamu
Fabrícia Hamu

Jornalista formada pela UFG e mestre em Relações Internacionais pela Université de Liège (Bélgica) / fabriciahamu@hotmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas