Pedro Jacobson
São Paulo - Além da missão de promover a cultura do turfe, o Jockey Club de São Paulo (JCSP) também tem o propósito de oferecer um espaço de lazer e socialização aos visitantes. Na Coluna Puro-Sangue de hoje, destacaremos um pouco mais sobre essa missão do Jockey. Com a ideia de oferecer espaços de alta gastronomia, bem como a realização de eventos sociais, o JCSP possui em sua área os restaurantes Iulia e Ferra Jockey.
Ferra Jockey
Com a proposta de explorar a culinária internacional, o Ferra Jockey é um restaurante focado na cozinha de produto. Trata-se de um modelo culinário onde cada ingrediente utilizado é valorizado e bastante aparente no prato, sem a intenção de “escondê-lo”. Outra característica é a preferência por produtos certificados, ou seja, ingredientes de procedência conhecida desde o plantio. Esse aspecto valoriza o trabalho, por exemplo, dos pequenos produtores.
(Foto: Reprodução JCSP)
A proposta de trazer ingredientes bem cultivados e de maior qualidade faz parte de um conjunto de ações que busca melhorar a qualidade de vida dos consumidores, e por esse conjunto é que se define a cozinha de produto. Dentro desse raciocínio, o Ferra Jockey traz pratos com poucos ingredientes, aparentemente simples, mas de alto nível gastronômico.
Um exemplo desses pratos é o Tartare de Atum, uma entrada que serve o peixe com frutas silvestres, rabanete e limão. Apenas pela apresentação, podemos observar que cada um dos poucos ingredientes utilizados tem seu destaque essencial para a composição final. Reservas de mesas ou realização de eventos podem ser feitas pelo
site do estabelecimento.
(Foto: Reprodução JCSP)
Iulia
Por sua vez, o Restaurante Iulia oferece um cardápio completo que inclui petiscos, entradas, carnes, peixes, massas, sanduíches e sobremesas imperdíveis, além de feijoada aos sábados e paella nos domingos.
Área externa do Iulia, em frente à pista de corrida (Foto: Reprodução JCSP)
O espaço do local é outro destaque, contando com uma área externa logo em frente à pista de corrida, oferecendo uma visão privilegiada, bem como um terraço coberto onde fica o bar. Como se não bastasse, o salão de eventos no mezanino está disponível para todo tipo de evento em qualquer dia ou horário, seja para reuniões corporativas ou sociais.

(Foto: Reprodução Instagram)
A experiência única do estabelecimento não se limita somente ao espaço. A qualidade e apresentação dos pratos servidos no Iulia também impressionam, como por exemplo uma costela bovina, servida com batatas rústicas, tomate cereja confit e echalotes grelhados. No que diz respeito aos frutos do mar, o restaurante também não decepciona, pois a paella se tornou um clássico do local aos fins de semana.
A clássica Paella do Iulia (Foto: Reprodução Instagram)
As belezas culinárias do Iulia e do Ferra se comparam à beleza arquitetônica do Jockey Club de São Paulo. A culinária é mais uma das artes mantidas dentro do espaço do clube. Com o objetivo de manter o alto nível das diversidades cultural, esportiva e artística dentro de seus edifícios, o JCSP passa por um processo de obras de restauro. Os trabalhos são desempenhados pela Elysium Sociedade Cultural. Esse procedimento visa preservar a estética original do clube, pensado por Henri Sajous nos anos 50.