Pedro Peralta
São Paulo - Com mais de 80 anos de história, 15 poltronas exclusivas vão passar pelo processo de restauro no Jockey Club de São Paulo (JCSP). A iniciativa, realizada pela Elysium Sociedade Cultural, visa preparar os itens para o uso, recuperando suas características originais que se perderam devido ao uso e ao tempo.
Confeccionada pelo Liceu de Artes e Ofícios, em 1940, as poltronas de madeira possuem revestimento de couro no encosto e no assento, além do logo do Jockey Club em baixo relevo. As peças se encontram com a estrutura instável, com perda de cor, brilho, acúmulo de poeira e com o couro desgastado e furado.
No processo minucioso de restauro, os itens vão passar pela limpeza da madeira, ajustes dos encaixes, polimento e lustração. Também haverá a troca do couro e da impressão do logo.
A ação faz parte da nova etapa de trabalho de restauro, que contempla o mobiliário do espaço. Mesas, poltronas, cadeiras, lustres, luminárias, aparadores e outras peças, que ficaram por meses guardadas em um galpão, agora passam a recuperar suas cores e formatos.
Ao todo, mais de 200 itens, que compõem o cenário do JCSP, vão passar pelo processo de restauração, como os conjuntos de pratos, as louças e as poltronas de tapeçaria dos salões, que são peças exclusivas e desenhadas para o local.