Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Foto: Hely Junior/A Redação
Carolina Pessoni
Goiânia - De uma portinha pequena para entrega de mercadorias a uma adega completa e com uma das melhores pizzas da cidade. Esse poderia ser um resumo simplificado sobre a trajetória da Adega Mais, localizada na Alameda dos Buritis, no Centro de Goiânia. Entretanto, contá-la dessa forma seria reduzir e suprimir o amor e a dedicação do empresário e sommelier Pedro Vasco Filho, que está à frente do negócio.
A história da Adega Mais começa no final de 2017, quando foi criada como um e-commerce de vinhos em uma sala definida por Pedro como uma "caixinha de sapatos", no Setor Marista. "Falo caixinha de sapatos porque era uma salinha minúscula, numa galeria meio abandonada, que mal cabia a gente e os vinhos", brinca.
O sucesso do e-commerce foi rápido e logo praticamente toda a galeria estava alugada para atender a demanda da Adega Mais. Clientes e amigos frequentavam o local, mesmo que ainda não fosse uma loja física, e sempre eram recepcionados com uma taça (ou várias) de vinho, para brindar a vida. "Meu pai sempre me ensinou a tratar todo mundo bem, especialmente as pessoas que estão na sua casa, e a Adega Mais sempre foi a extensão da minha", diz Pedro.
Nova fase
Em 2021 a Adega Mais já estava em franco crescimento e, então, foi preciso pensar em um lugar maior. A ideia inicial do empresário era atender melhor os clientes, fazer eventos de vinhos e implantar algo relacionado à gastronomia. "Eu sou apaixonado por essa área e trabalhei com restaurantes a vida toda. Nessa época, me sentia um dono de restaurante sem restaurante", lembra Pedro.
Então, a Adega Mais foi transferida para o Centro após um ano de obras. Em janeiro de 2022 a loja física foi inaugurada na Alameda dos Buritis, bem em frente à antiga sede da Assembleia Legislativa.
Pedro Vasco Filho, na Adega Mais (Foto: Hely Junior/A Redação)
A ideia de levar a adega para o Centro de Goiânia veio da intenção de valorizar a região. "Acho que o Centro está carente de bons lugares, mas a Alameda dos Buritis já está virando rua de restaurantes. Acredito na revitalização do Centro e do Bosque dos Buritis, adoro o fato de você estar na frente de um bosque e, de repente, sumir dentro de uma adega", destaca.
Pizzas
Desde a mudança para o Centro, o empresário tinha o desejo de implantar na Adega Mais alguma coisa relacionada à gastronomia. "Eu sou apaixonado em todo tipo de panificação e sempre brinquei que se tivesse pão, água e vinho, não podia reclamar de nada. O vinho e a água eu já tinha, faltava o pão", brinca.
Pizza com massa fininha e crocante é a especialidade da Adega Mais (Foto: Hely Junior/A Redação)
Veio, então, a decisão de fabricar e servir pizzas. E que, assim como vinho, é algo para se compartilhar, o que Pedro define como o "casamento perfeito". A referência escolhida foi a pizzaria Cristal, de São Paulo, por ter a massa fininha e crocante. "A pizza da Adega Mais é assim. Eu como uma inteira todos os dias", confidencia o empresário.
A clientela é fiel, tanto na adega quanto nas pizzas. O local recebe, semanalmente, dois a três eventos fechados, como aniversários e confrarias e o maior movimento e de quinta-feira a sábado, por isso, é importante fazer a reserva antecipada pelo telefone (62) 3609-3746.
Entre os vinhos, os mais vendidos são os portugueses. São mais de 300 rótulos de Portugal de um total de 800 que a Adega Mais comercializa.
Pedro Vasco Filho, Leonardo Rizzo, Vilmar Rocha e Jorge Taveira: clientela fiel (Foto: Hely Junior/A Redação)
Já nas pizzas, a mais vendida atualmente é a de queijo brie com cogumelos trufados. "Sinceramente, fiz a pizza pra mim em um desejo de segunda-feira. Ela ficou tão boa que entrou para o cardápio e rapidinho ganhou o coração dos clientes", conta Pedro.
Em seguida, vem a marguerita clássica empatada com a pizza de berinjela com abobrinha, que recebe o nome de Nélia Cristina em homenagem a uma grande amiga e cliente da casa.
Serviço:
Adega Mais
Endereço: Alameda dos Buritis, nº 358, Qd 66, lote 46, Setor Central
Telefone: (62) 3609-3746
Funcionamento: Todos os dias, das 9 às 23 horas