Pedro Peralta
Goiânia - A leveza da porcelana e os traços da pintura padrão Famille Verte encantam e fazem parte do acervo do Jockey Club de São Paulo (JCSP). Desde 2020, o complexo está passando por um processo de restauro tanto de sua estrutura, quanto das peças de decoração e mobiliário. Recentemente, um dos itens contemplados pela iniciativa foi justamente um potiche chinês que estava danificado.
Na lista das 200 peças exclusivas do acervo do complexo, o vaso em porcelana conta com o padrão Famille Verte clássico. Este estilo é muito utilizado em cerâmicas chinesas e consiste na pintura de esmalte transparente com a predominância de tons verdes e estampas de folhas.
Detalhes da restauração do vaso (Foto: Ayumi Ranzini/JCSP)
O item, que data no início do século 19, tem procedência da China e estava quebrado em pedaços. O processo de reconstrução começou com uma avaliação das peças, agora armazenadas em local adequado. Após a verificação, foi possível restaurar a originalidade do potiche por meio de um processo de colagem que usa fios de latão.
Na pintura, tinta e verniz específicos para porcelana, de acordo com as cores e textura da época. Por fim, o objeto ainda recebeu uma camada de proteção, com objetivo de melhorar a conservação.
Toda a obra de restauro do JCSP é realizada pela Elysium Sociedade Cultural, que busca recuperar as características originais de um dos maiores complexos art déco do Brasil.