Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Zoológico de Goiânia e seus 66 anos como atrativo turístico

Local abriga mais de 125 espécies de animais | 09.09.22 - 16:32
Zoológico de Goiânia e seus 66 anos como atrativo turístico Foto: Letícia Coqueiro/A Redação

Carolina Pessoni
 
Goiânia - Uma área verde de cerca de 200 mil metros quadrados na região central da capital goiana  guarda um dos mais simbólicos cartões postais da cidade. Localizado no Setor Oeste, o Zoológico de Goiânia é um patrimônio, sendo um dos maiores atrativos turísticos da cidade.
 
A história do Zoo é quase tão antiga quanto a própria história de Goiânia. A área do atual Parque Zoológico foi doada pelo fazendeiro Urias Magalhães em 1933, ainda no início da construção da cidade.
 
A doação da área, intermediada pelo então governador Pedro Ludovico Teixeira, tinha como objetivo criar um ponto de ligação entre a nova capital que surgia e Campinas (hoje bairro de Goiânia). Desta forma, ainda no início dos anos de 1940, o espaço foi destinado à construção do Lago das Rosas como um local de recreação e lazer.
 
Parte da área era utilizada para a plantação de hortaliças (daí a denominação de “Horto”) que abasteciam hospitais da cidade, entre eles a Santa Casa de Misericórdia. Em 1953, Saturnino Maciel de Carvalho, o responsável pelo “Horto” e morador do Lago das Rosas, conheceu o professor e ornitólogo José Hidasi, que doou alguns animais para o local, transformando-o em um mini zoológico. 
 

(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
A partir de então, a tradição de visitar o parque foi iniciada. Os visitantes levavam seus filhos para conhecer os animais abrigados, naquela época, embaixo das árvores do Horto. Logo, Saturnino acampou a ideia de criar um jardim zoológico para a cidade. A ideia teve o apoio do então governo e, em 1956, o Parque Zoológico de Goiânia foi oficialmente fundado.
 
Estrutura
Atualmente, o Zoológico de Goiânia possui um plantel com cerca de 500 animais de 125 espécies, além dos animais de vida livre, que não ficam presos em recintos, como alguns tipos de aves, macacos e tartarugas. Entre os mais visitados estão o urso pardo Robinho, o serpentário e o corredor dos grandes carnívoros, onde ficam os recintos dos tigres, onças e leões.
 
O presidente da Agência de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) de Goiânia, Valdery José da Silva, relata que o Zoo pode receber, simultaneamente, 10 mil pessoas por dia. "Mas em períodos de alta temporada, como férias e feriados, chegamos a receber 15 mil visitantes em um único dia. No último mês de julho recebemos quase 300 mil pessoas", destaca.
 

Urso pardo Robinho é a atração mais visitada do Zoo de Goiânia (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Valdery ressalta ainda que o Zoológico cumpre um papel importante de cuidado dentro dos seus três objetivos centrais: preservação de espécies, mapeamento genético e bem-estar dos animais. "Às vezes temos uma ideia distorcida do zoológico, como se fosse um local de confinamento. Na verdade, o parque cumpre um papel fundamental, já que 95% dos animais que temos foram vítimas de contrabando, maus tratos, situações de sofrimento para eles. Os outros 5% nasceram aqui."
 
O presidente da Agetul explica que, diante da impossibilidade de reinserção desses animais no habitat natural, o melhor lugar para eles é o Zoológico, que possui equipe capacitada para administrar os cuidados necessários. "Temos um corpo técnico de cerca de 110 trabalhadores em forma contínua, desde veterinários, zootecnistas, biólogos, até o pessoal responsável pela manutenção. São 24 horas por dia de trabalho para dar as melhores condições para os nossos animais", explica. 
 
Atrativo turístico
O Parque Zoológico de Goiânia é considerado uns dos pontos turísticos mais importantes de Goiânia. "É um grande atrativo, principalmente devido à sua localização, uma região arborizada que é de fácil acesso de todos os pontos da cidade", destaca Valdery.
 

(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Ele enfatiza que, além do trabalho de educação ambiental promovido pelo parque, o Zoo de Goiânia ainda contribuiu - e continua contribuindo - com o desenvolvimento da região. "Sem dúvidas o zoológico é um dos responsáveis pela valorização, inclusive imobiliária, da região do Setor Oeste."
 
Para o presidente da Agetul, o Zoo é o mais importante cartão postal de Goiânia. "Recebemos visitantes do Estado todo e somos referência nacional no trato, manejo e cuidado com os animais. São 56 anos de idade de uma das áreas mais bonitas da cidade. Temos muito orgulho de gerir este lugar!"
 
 
Serviço:
Zoológico de Goiânia
Endereço: Alameda das Rosas, s/n, Setor Oeste
Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h30 às 16h
Ingressos: R$ 5 (inteira), R$ 2,50 (meia)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351