Pedro Peralta
Goiânia - Queridinha dos projetos de arquitetura, a famosa pedra portuguesa não poderia faltar no calçamento do Jockey Club de São Paulo (JCSP). Desgastado devido ao uso e ao intemperismo, o piso do pátio interno teve de ser totalmente restaurado a partir de um processo meticuloso e artesanal.
Com o passar dos anos, os calçamentos de pedra portuguesa tendem a ceder em alguns pontos, principalmente nos locais por onde passa mais peso, criando imperfeições e também retirando algumas peças do lugar. Mesmo assim, as perdas em si continuam em perfeito estado para uso.
Restauro do calçamento do JCSP (Foto: Reprodução/JCSP)
O primeiro passo para a reforma foi retirar todas as pedras e preparar o terreno. Só após reposicionar as peças no formato adequado, respeitando o tamanho e as sinuosidades, é que começou o trabalho de rejuntamento.
Nessa etapa, foi feita uma mistura de cimento e areia para fixar cada peça em seu devido lugar, evitando que novas deformidades sejam formadas. O método continuou com a aplicação de água e mais areia, para que o rejunte fique com a liga necessária, deixando o piso pronto para o uso.
Antes e depois do calçamento do JCSP (Foto: Reprodução/JCSP)
Todo essa obra foi realizada pela Elysium Sociedade Cultural, com o objetivo de recuperar as características originais do JCSP, que é considerado um patrimônio da cidade de São Paulo.