Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Puro-Sangue

Oficina de restauro resgata memórias e gera oportunidades no Jockey Club

Curso é totalmente gratuito | 27.10.22 - 11:46 Oficina de restauro resgata memórias e gera oportunidades no Jockey Club Turma do Atelier de Artes e Ofícios (Foto: Ayumi Ranzini/JCSP)
 
Pedro Peralta 
 
Goiânia - Muito mais que uma profissão, o ofício de restaurador tem a capacidade de resgatar memórias. Considerada esquecida por muitos, essa arte está sendo fomentada no Jockey Club de São Paulo (JCSP), por meio de um curso totalmente gratuito que visa inserir jovens de 15 a 25 anos ao mercado de trabalho. 
 
O Atelier de Artes e Ofícios, que teve início em setembro, é uma oficina que tem como objetivo promover a especialização de profissionais na área de conservação. Ao longo de quatro meses, os alunos são colocados em contato direto com as obras do JCSP e também com disciplinas introdutórias às várias técnicas de restauração de mobiliário.
 
Para a estudante de arquitetura Franciane de Alencar, a iniciativa também é uma oportunidade de ampliar o currículo. “Tenho muita vontade de me profissionalizar nesta área de restauro. O curso é uma oportunidade para construir meu caminho e complementar meus conhecimentos, porque com ele passamos por todos os processos teóricos e práticos”, afirmou.  
 

Alunos do Atelier de Artes e Ofícios (Foto: Ayumi Ranzini/JCSP)
 
Outro diferencial da ação é que os instrutores são selecionados entre os melhores restauradores do país. De acordo com Franciane, o programa ganha mais consistência por causa dos professores, que são referências no Brasil dentro desta área. 
 
O programa conta com oficinas de metais, madeira, zeladoria e estofamento, além de aulas sobre a história art déco do Jockey Club de São Paulo e também de empreendedorismo e educação patrimonial. “Está sendo maravilhoso. O curso é muito estruturado, com várias atividades extras e diversos assuntos”, complementou Franciane.  
 
Ao final do projeto ainda serão emitidos certificados profissionais aos alunos que concluírem a formação. Os aprendizes com melhor rendimento poderão pleitear sua contratação nas obras de restauração do JCSP, que são realizadas pela Elysium Sociedade Cultural.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351